Quem gosta de chá realmente vai se encontrar na China. A variedade de aromas, sabores e até texturas é incrível. Além do detalhe que tudo que envolve o chá, tem um charme todo especial: os bules, as xícaras e os acessórios usados, com materiais que vão do ferro, madeira, cerâmica até a mais fina porcelana. É de enlouquecer até aqueles que não apreciam muito a bebida, mas duvido que não se renda a beleza da tradição com todas suas nuances.
Os chás são:
Amarelo – de Mengding, Sichuan, que tem propriedades para ajudar na digestão e acelerar o metabolismo. O que bebemos é o Meng Ding Huang Ya -蒙頂黃芽, uma das variações do chá amarelo. Na dinastia Tang era só consumido pelo Imperador.
Branco – de Fujin, Fujian. As propriedades são medicinais, quente e frio, ajuda a reduzir o calor corporal, detox. Tomamos o Fu Ding Bai Cha – 福鼎白茶.
Preto (ou escuro) – de Ya An, Sichuan. Melhor se consumido no verão, ajuda a baixar a glicose, controla o gordura e pressão corporal. Wen Cheng Zang Jin (não encontrei os caracteres).
Vermelho – esse é o ‘nosso/Brasil’ chá preto – de Pu’er, Yunnan. Ele é quente, melhora o metabolismo. Dian Hong – 滇紅茶
Oolong com osmanthus – de Nantou, Taiwan. O osmanthus é um pouco amargo, ajuda na expectoração. Junto com o Oolong, é bom para melhorar fadiga, refrescar e… perder peso! Gui Hua Wu Long – 桂花乌龙茶
Chá secreto
Song Tang – chá da dinastia Song.
Para fazer esse chá especial e caríssimo, eles abrem a tampa de um pomelo e limpa toda a polpa da fruta. Depois são colocadas as ervas bem prensadas dentro, fecham e amarram com barbantes. Ferve e seca 9 vezes e no final ele fica semelhante a uma abóbora.
Curiosidades sobre a cerimônia do chá
- A água é o ingrediente mais importante do chá. Não adianta ter ervas especiais e caras, se a água não for boa o suficiente para fazer a infusão correta.
Por isso a água é chamada de ‘mãe do chá’ e o bule é o ‘pai’. Ambos são essenciais para que o chá fique perfeito.
- A ‘Spring water’, ou água das montanhas é a melhor água para chá.
Há um bule grande, à direita de quem prepara o chá, que serve somente para se esquentar a água. Ele pode ser de louça, vidro ou ferro.
- Essa água quente é jogada dentro do bule (o melhor é o de argila) onde será feita a infusão. Descarta-se essa água e coloca a erva dentro do bule quente. Tampa o bule e, segurando com as duas mãos, sacode o mesmo para o aroma da erva se espalhar dentro do recipiente. Só depois se coloca a água quente junto com a erva para a infusão acontecer.
O bule mais correto para se preparar o chá é o紫砂壶 zisha, de argila (clay em inglês).
Segurar o bule também tem toda uma técnica: homem segura a tampa com o polegar e a mulher com o indicador.
- Para as mulheres o chá não pode ser muito forte, então o tempo de infusão antes de servir é menor.
Para homens o chá tem que ser mais forte, porque os chineses bebem e fumam muito e um chá fraco não teria sabor para eles. O tempo de infusão, nesse caso, é maior.
- Se coloca num bule cerca de 8 gramas de erva para um chá para 6 a 8 pessoas. Pôde-se colocar água 10 vezes na mesma erva, mas a terceira água é a mais saborosa.
- A postura é essencial, não se deve ficar largado na cadeira, por exemplo, e os assuntos durante a cerimônia devem ser sobre arte, flores ou caligrafia. Somente coisas que enobreçam.
A bebida dever ser consumida sempre em pequenos goles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário