Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

China constrói a maior rede de trens de alta velocidade do mundo

A China construiu em seu território uma rede de ferrovias de alta velocidade com mais de 16.000 km, que passam pelos mais variados relevos e climas. O país desenvolveu esta tecnologia de forma endógena, através de processos de engenharia reversa. Paralelamente a isto, seus engenheiros foram criando inovações que lhes tornou extremamente competitiva neste setor. 

Resultado de imagem para railway map china

Resultado de imagem para trem bala na chinaA construção de grandes obras de infraestrutura está diretamente ligada à tradição cultural da China Imperial. Naquela conjuntura, a construção dos Grandes Canais de Irrigação possibilitou assegurar a dimensão e unificação do território chinês, conectando os excedentes produtivos de arroz das terras irrigáveis ao sul do país, com o Norte mais seco e que apresentava problemas de segurança alimentar.

Resultado de imagem para trem bala na china

No contexto atual, o país possui 121.000 quilômetros de ferrovias, constituindo 60% do total global. Os chineses têm o objetivo de estender a sua rede de ferrovias de alta velocidade para um total de 30.000 quilômetros, incluindo os países situados em seu espaço regional imediato. A construção de ferrovias de alta velocidade parece ser o foco inicial da Nova Rota da Seda (“Belt and Road Initiative”). A partir da Província de Xinjiang está sendo construída uma imensa rede de ferrovias conectando o país ao Afeganistão, Paquistão, Quirquistão, Tadjiquistão, Irã e partindo rumo à Europa.

Projeção Ortográfica da Eurásia

A estratégia chinesa aposta na construção de ferrovias de alta velocidade rumo ao oeste do seu território, no sentido de que isto promova o desenvolvimento desses locais, barrando inclusive as demandas separatistas de regiões como Yunnan e Xinjiang. 
Resultado de imagem para trem bala na china
Resultado de imagem para trem bala na chinaPor fim, apesar das críticas, a China avança com suas grandes obras de infraestrutura. Um recente estudo do Banco Mundial retrata uma série de pesquisas teóricas e empíricas demonstrando em seus resultados uma correlação positiva entre o investimento em infraestrutura, o aumento da renda, a elevação da demanda agregada e a redução da desigualdade social, sendo que os autores apontam que estes fatores se intensificam no caso de países emergentes. No momento, a China possui duas grandes linhas ferroviárias bidirecionais de orientação norte-sul e leste-oeste, que, por sua vez, vão se capilarizando em diversas rotas menores espalhadas pelo território nacional.
Fonte: jornal.ceiri.com.br

Dois mercados importantes em Beijing - China

Mercado da Seda

O Mercado da Seda é um centro comercial de cinco andares onde os produtos estão espalhados em mais de 1.700 pequenas bancas.
Interior do Mercado da Seda em Beijing
Ali, entre milhares de boas imitações e outras não tão boas, os empregados se atiram sobre os turistas oferecendo seus produtos gritando e chegam até a te puxar pelo braço para te convencer a comprar algo.
Beijing (3n)
Fachada do Mercado da Seda em Beijing

O paraíso da pechincha e das imitações

O mercado é um grande shopping que pode ser o paraíso para alguns compradores que gostem de pechinchar, mas pode ser um autêntico inferno para quem prefere a comodidade dos preços fixos marcados.
Assim como a enorme maioria dos lugares em Pequim, no início eles vão propor um preço absurdamente alto. Não tenha vergonha de negociar, já que na maioria dos casos esse preço pode chegar a ser dez vezes maior do que eles estão dispostos a aceitar.

Horário

Todos os dias, das 9:00 às 21:00 horas.

Transporte

Metrô: Yong’anli, linha 1.

Lugares próximos

Mercado noturno de Wangfujing (3.3 km)
Templo do Céu (4.3 km)
Praça de Tian'anmen (4.5 km)
Cidade Proibida (4.6 km)
Parque Jingshan (4.8 km)

Mercado de Pérolas (Hongqiao Market)



Para uma experiência de compras exclusivamente local, passe algumas horas no Mercado de Pérolas de Beijing

Beijing (3n) – Xian (2n) – Shanghai (2n)


 (Hongqiao Market). O mercado é famoso por seus três andares de comerciantes que vendem fios de pérolas de todo o mundo, e é o maior mercado de pérolas do país, onde você vai encontrar itens de água doce ou salgada em quase todas as formas, tamanhos, cores e preços imagináveis. 

Porcelana do Pequim do mercado de Hong Qiao Pearl

Se você quiser comprar pérolas de boa qualidade, pesquise sobre o que você está procurando antes de ir, pois a qualidade varia bastante.


Resultado de imagem para mercado das perolas em pequim

Mas contradizendo o seu nome, o Mercado de Pérolas oferece mais do que apenas pérolas. Os três andares inferiores abrigam um enorme mercado de frutos do mar, onde muitos dos principais hotéis e restaurantes de Pequim vêm para comprar o que servem aos seus clientes. No térreo, você vai encontrar produtos eletrônicos e relógios, e, no segundo andar, sedas, roupas de marca, sapatos, bolsas e malas. O hábito de pechinchar é comum em todo o mercado.
Fonte: tudosobrepequim.com

Província chinesa de Zhejiang recebe distinção ambiental mais alta da ONU

Zhejiang é uma província da China cuja capital é Hangzhou (Hancheu), com uma área de cerca de 100.000 km2 e localizada a sul do delta de Iansequião. A província é montanhosa em mais de 70% do seu território e as terras aráveis situam-se nos vales e numa estreita faixa de planície litoral.
Resultado de imagem para Provincia Zhejiang
Com um clima subtropical, é produzido em Zhejiang arroz, trigo, chá, milho, cana-de-açúcar e citrinos. A produção de seda tem também grande importância na economia da região. 

As encostas das montanhas do interior possuem densas florestas de pinheiros, abetos-vermelhos e bambus, as quais são exploradas para o fornecimento de matéria-prima às indústrias de madeira e de papel.

Beijing (3n) – Hangzhou (2n) – Shanghai (2n)

Resultado de imagem para Provincia Zhejiang

Resultado de imagem para Provincia Zhejiang

Província de Zhejiang, no leste da China é um dos vencedores do Prêmio de Campeões da Terra da Organização das Nações Unidas (ONU), a distinção ambiental mais alta da organização internacional. O resultado foi revelado antes de um evento de gala em Nova Iorque, durante a 73ª Assembleia Geral da ONU.


Província chinesa de Zhejiang recebe distinção ambiental mais alta da ONU


 A província de Zhejiang, no leste da China, é um dos vencedores do Prêmio de Campeões da Terra da ONU.


Província de Zhejiang, Tem uma área de cerca de 100 mil km² e com uma população superior a 50 milhões de habitantes. Para além disso também tem algumas da mais belas paisagens do oriente. Vejam as fotos:

Os dezanove picos de Chuanyan


Montanha Yandang


Montanha Tiantai


Província de Zhejiang e os seus numerosos rios

Fontes: Diário do Povo Online / sitedooriente.com

www.chinatur.com.br

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Museus em Beijing

Entre os 150 Museus aqui alguns museus de Beijing


Resultado de imagem para Museu da Capital de Pequim

Beijing, capital vibrante e interessante da China, abriga muitas galerias de arte e museus incríveis. 
Existem aproximadamente 150 museus famosos que vão desde museus históricos a museus culturais e científicos. 33 dos mais importantes museus de Pequim são gratuitos para qualquer um. Os museus são os melhores lugares onde os visitantes podem aprender sobre a história e a arte chinesas.

Museu da Capital de Pequim


Resultado de imagem para Museu da Capital de Pequim

O Beijing Capital Museum abriu em 1981 com uma grande coleção de relíquias culturais e o melhor serviço de guia de museus . Este centro cultural está localizado do outro lado da rua da Praça Tiananmen e da Cidade Proibida. As três partes principais do grande museu mostram uma bela coleção de arte, relíquias de bronze, jade, pedras de tinta, tigelas de porcelana e antigos edifícios de PequimO museu tem 5 andares, todos cheios de itens que apresentam a história e a cultura das dinastias Qing e Ming. Parte do espaço é dedicado à vida nos Hutongs - as ruas estreitas específicas comumente associadas a Pequim.
A descrição e tradução em inglês é mínima ou inexistente. O ultramoderno museu de arquitetura chinesa é gratuito para os turistas  quando apresentam seu passaporte. Está  aberto entre as  09: 00h e as 17: 00h (fechado às segundas-feiras). O endereço é No.16 Fuxingmenwai Main Street, distrito de Xicheng, Beijing 100045 e você pode pegar o ônibus n º 1 descer na parada "Muxidi".

O Museu Militar da Revolução do Povo Chinês


O Museu Militar da Revolução do Povo Chinês
O Museu Militar 

O Museu Militar da Revolução do Povo Chinês é o único museu militar em Pequim, foi construído em 1958 e ocupa uma área total de 60.000 metros quadrados. Há uma coleção de obras-primas de antigos tanques, aviões e pequenas peças de artilharia. Eles têm grandes áreas onde o visitante pode aprender sobre a Marinha, o Exército Chinês e a Força Aérea. Obras de arte da antiguidade aos tempos modernos, série de armas e 500 fotografias (de 1840 a 1960) expõem nos 21 salões deste museu de 3 andares.
A entrada no museu é gratuita, mas você precisa mostrar um documento de identidade ou uma carteira de motorista . O tempo de abertura do museu é das 8:30 às 16:00 (Fechado às segundas-feiras) e se você quiser visitar este famoso museu o endereço é No. 9, Fuxing Road, Haidian District, Beijing.

O Museu Nacional de Arte da China


Museu Nacional de Arte
Museu Nacional de Arte da China 

O Museu Nacional de Arte está localizado no lado norte da rua Wangfujing,  a dois quilômetros a oeste da saída do Palácio Proibido . Mais de 100 mil itens são mostrados neste enorme museu, que é dividido em 20 salas e em cinco andares. No primeiro andar, quando os visitantes entram, eles podem primeiro encontrar uma pequena loja de presentes, mas há mais galerias à esquerda e à direita. As peças são coletadas de diferentes estilos de arte, como gravuras chinesas, pinturas em aquarela e esculturas de diferentes períodos históricos.
O museu está aberto das  09:00 h às 17:00 h, mas fecha às segundas-feiras. taxa de entrada é de 20 RMB / pessoa. O endereço é No.1 Wusi Main Street, distrito de Dongcheng; você pode chegar lá de  ônibus : nº 101, 104 e 108, se você sair na estação 'Art Museum'.
Fonte: chinesewanderer.com


Feiras na China - Outubro e Novembro de 2018

Turismo em Beijing - o que ver na maior praça do mundo

 Praça de Tian'anmen  


Com uma dimensão colossal de 880 por 500 metros e uma apaixonante história, a Praça de Tian'anmen é a mais importante da China e a maior do mundo.



Porta de Tian'anmen, acesso à Cidade Proibida


O que ver na praça

O edifício mais importante da praça e que lhe deu nome é a Porta de Tian’anmen, localizada ao norte da praça e que dá acesso à Cidade Proibida. Dessa porta, conhecida como a Porta da Paz Celestial, Mao Zedong proclamou a fundação da República Popular da China em 1919.
Na parte sul da praça está a Torre Qianmen (também chamada Zhengyangmen), que abriga um museu sobre a história de Beijing.
Torre Qianmen
Nos lados leste e oeste da praça estão dois imponentes edifícios: o Museu Nacional da China e o Grande Palácio do Povo (sede do Governo).
Resultado de imagem para museu nacional da china pequim
Museu Nacional da ChinaResultado de imagem para Grande Palácio do Povo pequim
Palácio do PovoMARAVILHAS DA CHINA COM CHEGADA A SHANGHAI (6 DIAS / 5 NOITES)
Resultado de imagem para Obelisco na praça do povo em pequim

No centro da praça está o Monumento aos Heróis do Povo, um obelisco de granito de 38 metros de altura que possui algumas inscrições dos mais destacados líderes comunistas chineses.

Mausoléu de Mao Zedong

O centro da Praça de Tian’anmen está ocupado pelo Mausoléu de Mao Zedong, a construção onde jaz o corpo embalsamado do líder comunista, fundador da República Popular da China.
Resultado de imagem para mao zedong

Antes de entrar no mausoléu é necessário deixar as mochilas e a câmara de fotos nos armários que estão em um dos extremos da praça. Somente depois, é possível ver o corpo embalsamado do antigo líder.




Horário

Todos os dias, das 5:00 às 22:00 horas.

Preço

Mausoléu do Mau: entrada gratuita levando o passaporte.

Transporte

Metrô: Quian Men, linha 2.
Ônibus: linhas 2, 4, 7, 9, 44, 67, 209, 212, 301, 337, 608, 646, 673 e 901.

Lugares próximos

Mercado noturno de Wangfujing (1.5 km)
Cidade Proibida (1.6 km)
Parque Jingshan (2.5 km)
Templo do Céu (2.5 km)
Parque Beihai (2.6 km)

Fonte: tudosobrepequim.com

Turismo em Hong Kong - Mercado Noturno da Temple Street 2018

Resultado de imagem para Hong Kong: Mercado Noturno na Temple Street

Barganhe para obter jade, ouça ópera chinesa, deixe um pássaro ler sua sorte e saboreie um arroz de panela de barro no mercado noturno favorito de Hong Kong.


Resultado de imagem para Hong Kong: Mercado Noturno na Temple Street
Visitar o Mercado Noturno da Temple Street é ter uma daquelas experiências de Hong Kong por excelência. Uma vez conhecida como a "casa noturna do homem pobre", por mais de um século essa sequência de cinco quarteirões de bancas, vendedores e adivinhos tem divertido habitantes locais e visitantes.
Com suas espalhafatosas faixas e lâmpadas iluminando os rostos dos personagens chineses e seus produtos coloridos, a Temple Street parece um teatro maravilhoso. Aprecie a vista dos moradores jogando xadrez chinês e os sons das animadas pechinchas. Vale a pena visitar o mercado apenas pelo ambiente, mesmo se você não estiver procurando comprar alguma coisa.
Resultado de imagem para Hong Kong: Mercado Noturno na Temple Street
O mercado é às vezes chamado de mercado dos homens, por sua variedade de roupas masculinas. Procure produtos eletrônicos, relógios, jade e antiguidades, tudo a preços negociáveis. Itens de marcas famosas são baratos, mas geralmente de qualidade duvidosa e origem questionável, então cuidado! As lojas atrás das bancas, apesar de serem mais caras, oferecem provadores e mercadorias de qualidade superior.
Adicione um elemento de misticismo em sua visita e veja sua sorte em uma das muitas bancas que preenchem a rua. Escolha entre leitores de tarô, astrólogos chineses, quiromantes ou mesmo um pequeno pássaro que selecionará uma carta da sorte em um pacote.
Resultado de imagem para Hong Kong: Mercado Noturno na Temple Street
Para dar uma pausa nas pechinchas, passe por uma das bancas de ópera cantonense. Clubes e trupes de ópera se reúnem na Temple Street há décadas para praticarem e socializarem, então sinta-se livre para sentar-se e absorver os esforços distintos da ópera chinesa.
Quando a fome bater, peça um arroz de panela de barro ou pratos de macarrão em uma das muitas bancas de comida. Enquanto você estiver na área, visite os mercados de flores e pássaros nas proximidades ou preste uma homenagem no Templo de Tin Hau, o templo que deu o nome à rua. Outra rua de mercado popular de Hong Kong é a Ladies’ Market, aberta durante o dia e a uma curta distância para o norte.
Resultado de imagem para ladies market hong kong
Ladies’ Market
Os mercados da Temple Street geralmente abrem no fim da tarde e ficam abertos todas as noites até tarde. Acesse os mercados a partir das estações de MTR em Yau Ma Tei ou Jordan.
Fonte: .expedia.com.br

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Turismo pela China - pelas cidades de culturas milenares

São duas cidades próximas a Shanghai e se estando lá vale muito à pena conhecer. Elas fazem parte da chamada ‘Veneza Oriental’, pois são cortadas por rios e canais (que facilitaram a rota da seda), com direito a gôndolas e tudo mais. Para chegar, a melhor opção é o trem bala. De Shanghai para cada uma dessas cidades, a viagem é de aproximadamente 1 hora e 15 minutos. Dá para ir e voltar no mesmo dia.
Resultado de imagem para atrações turísticas em suzhou
Hangzhou tem como principal atração o West Lake – Lago Oeste – Xi Hu. Além de templos e plantações de Chá. O museu do chá e a cerimônia tradicional do chá, são atrações curiosas para se fazer.

Beijing (3n) – Luoyang (2n) – Xian (2n) – Guilin (2n) – Hangzhou (2n) – Suzhou (1n) – Shanghai (2n)
West Lake  - Hangzhou

Suzhou se destaca pelas fazendas de pérolas, museu da seda e o Humble Administrator's Garden - Jardim do Administrador Humilde - Zhuōzhèng Yuán. Suzhou hoje também é conhecida como a cidade das noivas, pois possui um shopping de 72mil m² só de vestidos e acessórios, além de várias lojas de rua!

Beijing (3n) – Hangzhou (2n) – Suzhou (1n) – Shanghai (2n)
Suzhou - Jardins

Essa é a cidade onde estão os Guerreiros de Terracota, ou Terracota Warriors. Algumas coisas ficam difícil de explicar. É necessário ver. E esse é um dos casos. Por mais palavras que eu possa colocar aqui, visualizar aqueles milhões de soldados enterrados por um imperador que queria garantir sua boa vida quando morresse é indescritível. Uma viagem de três dias é suficiente. Saindo de Shanghai são 2:30 horas de vôo. A cidade é bem estruturada com metrô, hotéis internacionais e várias facilidades. Da mesma forma que em Beijing, para visitar os Guerreiros de Terracota, precisa de um ‘tour’. Fica quase 2 horas da cidade.
O Local onde foram encontrados o primeiro grupo de soldados de Terracota. E ainda não está completamente escavado.

O Local onde foram encontrados o primeiro grupo de soldados de Terracota. E ainda não está completamente escavado.

Os locais para visitar sãoTerracota Warriors Site, Bell and Drum Tower (Torres do Sino e do Tambor) e o Muslin Site (Bairro Mulçumano) e as Muralhas de Xi’an (que merecem um passeio de bicicleta pelos seus 14 quilômetros de extenção).



mobilejune2014 942
O arqueiro de Xi'an - unica estátua encontrada praticamente intacta.
BAIRRO MULÇUMANO EM XI'AN
Muralha de Xi'an

Beijing (3n) – Xian (2n)– Nanjing (2n) – Hangzhou (2n) – Suzhou (1n) – Shanghai (2n)