Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de março de 2020

Os jardins de Suzhou, patrimônios da humanidade

Pontes, rios e casas a suas margens formam uma beleza especial de Suzhou; porém, os jardins clássicos em becos ou dentro de algumas portas são outro aspecto da beleza da cidade no sul da China.

Resultado de imagem para Jardins clássicos de Suzhou

9 dos 68 jardins de Suzhou estão entre os patrimônios mundiais da Unesco.

Canais de Tiger Hill, Suzhou, China

Suzhou merece, no mínimo, três dias, para que se conheça parte de seus jardins e a atmosfera da cidade que é uma verdadeira síntese da China moderna. Conhecer os jardins de Suzhou sem pressa, desvendando a diferença entre eles, a sutileza e retórica do pensamento chinês…


Em 1997 foram incluídos como Patrimônio da Humanidade, o Jardim do Administrador Humilde, o parque Liuyuan (ou Lingering Garden), o parque Wangshi e o Jardim Huanxiu (Vila da montanha abraçada pela beleza).
Em 2000, foram somados o Pavilhão Canglang, o Jardim da Floresta dos Leões (Lion Forest Garden), o Jardim de Mudas, o Parque Ouyuan e o Parque Tuisiyuan.
Resultado de imagem para Jardins clássicos de Suzhou
Os jardins clássicos chineses são mais misteriosos do que a maioria dos jardins ocidentais. Digo misteriosos porque nada lá existe por acaso, cada pedra, cada lago, cada ponte foram milimetricamente pensados para causar um determinado efeito.
Resultado de imagem para Jardins clássicos de Suzhou
Resultado de imagem para Jardins clássicos de Suzhou
Há elementos mais sutis, como a “vista emprestada”, comum dos jardins clássicos, em que um elemento é refletido ou enquadrado em outro. No jardim do administrador humilde, dentro do Pavilhão isolado, em dias de tempo bom e água transparente, pode-se ver o pagode Beisi Ta refletido no lago do administrador humilde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário