Digite aqui o assunto que busca

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Viagem à China - A cidade mais romântica da China

Ponte de pedra em Suzhou, China

 Suzhou 42% é coberta pela água e as suas pontes de pedra em arco torná-la competitiva a Ponte Rialto. Ela ganhou o apelido de a Veneza dos chineses.

Segundo um provérbio chinês, “no céu está o paraíso e, na terra, Suzhou e Hangzhou”. Melhor seria dizer “na terra ou na água”, já que Suzhou conta com inúmeros canais. Seu sucesso econômico atraiu aristocratas, intelectuais e artistas que ergueram imponentes jardins por todo o território.  Suzhou continua sendo “a cidade dos jardins. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) oficializou esse título em 1997, quando reconheceu nove deles como Patrimônio da Humanidade.


O maior é o Jardim do Administrador Humilde, construído no começo do século XVI por um alto funcionário chinês que se aposentou para cuidar de seu pomar e vender legumes, tornando “a vida ideal de um homem humilde” uma realidade. Para pôr em prática seu novo estilo de vida, ergueu este oásis de mais de cinco hectares formado por pavilhões, florestas de bambu e lagoas com flores de lótus gigantescas de “aroma distante”. 

Resultado de imagem para jardim yuyuan china

 O jardim Liuyuan fica próximo à Shantang Old Street, a rua mais parecida à “bella Italia” – ainda que seja com lanternas e pontes de pedra com luzes de neon. Aqui, cafés e restaurantes com ares ocidentais têm mesas ao ar livre e permitem observar o frenesi desta rua com mais de 1.200 anos de idade. 

Resultado de imagem para pingjiang road suzhou china

Dentro dos jardins, existem vários salões decorados com mobiliário antigo.

Com o cair da tarde, outra das ruas protagonistas, a Pingjiang Road, enche-se de pessoas que passeiam junto do canal. Dezenas de lojas de madeira ocupam suas margens e não faltam lanternas, lenços de seda ou comércios de chá. Elegantes pontos de venda de sorvete (e, neste quesito, volta a lembrar sua irmã italiana) convivem com barraquinhas de churrasco que aparecem do nada a partir das dez horas da noite.
Resultado de imagem para pingjiang road suzhou china
Resultado de imagem para pingjiang road suzhou china

Depois do jantar, um passeio a bordo de uma gôndola é a melhor pedida. Os gondoleiros chineses trocam o chapéu de palha por um de bambu. É a forma mais original de percorrer Pingjiang e conhecer a “Veneza chinesa” de outra perspectiva: este paraíso de turistas, gondoleiros e jardins.
À noite, acendem-se as lanternas e surgem vendedores ambulantes de churrasco na rua, permitindo jantar pagando pouco.

Resultado de imagem para pingjiang road suzhou china

Fonte: Passenger / Internet

www.chinatur.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário