Quem viaja para a Turquia não costuma incluir Ankara, a capital do país, em seu roteiro. A cidade turca pode não oferecer belos e imponente palácios otomanos como a belíssima Istambul, mas é repleta de atrações e apresenta uma atmosfera singular.
Localizada no caminho entre dois destinos bastantes turísticos que são Istambul e a Capadócia, Ankara se torna uma ótima cidade para visitar e conhecer seu rico legado histórico concentrado em museus e sítios arqueológicos repletos de relíquias.
O que fazer em Ankara
Mausoléu de Ataturk
Conhecido como o ponto turístico mais famoso de Ancara, o Mausoléu de Ataturk é uma homenagem a Mustafa Kemal (Ataturk), o “pai dos turcos” e primeiro presidente da República da Turquia. A imponente construção fica situada no topo de uma colina e, além de abrigar a tumba do presidente, também reúne diversos objetos pessoais de seu legado em um museu anexo. No local também é possível aprender mais sobre sua vida e realizações no país por meio de uma rica e detalhada exposição.
Mesquita de Kocatepe
A Mesquita Kocatepe pode ser vista de diversos pontos da cidade, já que é a maior mesquita de Ankara. Erguida entre 1967 e 1987, fica situada no bairro de Kocatepe. Apesar de seu exterior imponente já impressionar os turistas, o interior da mesquita foi construído em mármore e apresenta um belíssimo lustre, além de detalhes como um tapete vermelho e vitrais coloridos. A mesquita é um belo exemplo da arquitetura islâmica moderna e sua entrada é gratuita.
Cidadela de Ankara
Construída no alto de uma das diversas colinas de Ankara, a cidadela (também conhecida como o castelo da cidade) é uma fortaleza erguida entre os séculos VII e IX com muros que chegam a atingir 16 metros de altura. Um dos locais imperdíveis para visitar na capital turca, a cidadela é a parte mais antiga da cidade e revela algumas ruínas construídas pelos Gálatas e que posteriormente foram restauradas pelos romanos e bizantinos. O local também abriga algumas áreas verdes para descansar, além de restaurantes e bares.
Banhos romanos
Os banhos romanos apresentam construções da época do imperador Caracala, datadas do século III. No local há ruínas de onde, na época, havia salas para banhos frios, quentes e mornos. O espaço foi descoberto na década de 40 por escavações realizadas na região e posteriormente aberto ao público, se transformando em um grande e interessante museu a céu aberto.
Torre Atakule
A Torre Atakule possui 125 metros e pode ser avistada de diversos pontos da cidade. Construída em 1989, é um dos pontos turísticos da Ankara e possui um terraço e um restaurante giratório em sua parte superior. A torre abriga ainda outro restaurante em sua cúpula com uma das vistas panorâmicas mais bonitas da cidade. Ao lado da torre há também um shopping com diversas lojas interessantes.
Templo do imperador Augusto
O Templo de Augusto ou “Monumentum Ancyranum”, em latim, é um monumento construído que mantém inscrições preservadas sobre o legado de Augusto, primeiro imperador romano. O mais impressionante é que a história registrada no templo, escrita em grego e latim, permanece preservada há mais de 2 mil anos e conta fatos sobre o legado político do imperador, detalhes de sua vida e seus feitos heroicos.
Como em outros lugares da Turquia, o clima em Ankara é bem definido, com as estações do ano bem diferentes umas das outras. O inverno em Ankara é curto, porém bastante frio, chegando até a nevar algumas vezes. Já durante o verão, os dias costumam ser longos, ensolarados e quentes. Julho e agosto são os meses mais quentes.
Já dezembro e janeiro são os meses mais frios da Turquia, quando os dias também costumam ser mais chuvosos. O verão é a época que Ankara mais recebe turistas, portanto, as atrações e hospedagens costumam ser um pouco mais caras e concorridas. Os meses de abril, maio e outubro também são ótimos para quem visita Ankara, com temperaturas agradáveis e menos turistas.
Fonte: guiaviajarmelhor.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário