Há muito o que fazer em Gramado, no Rio Grande do Sul! A principal cidade da Serra Gaúcha sem dúvidas é um dos principais destinos turísticos do país. Gramado agrada a todos e sempre oferece novas opções.
Considerada a capital turística da Serra Gaúcha, Gramado está a cerca de 130 km de Porto Alegre e se destaca por oferecer uma estrutura turística de fazer inveja a qualquer capital do Brasil. É um destino para pessoas de todas as idades, com atrações variadas, bons hotéis e excelentes restaurantes. Gramado cresceu através do turismo e junto com sua vizinha Canela oferece paisagens belíssimas dentro e fora do centro urbano. Seja na época em que florescem as hortênsias, no inverno ou no período do Natal, quando Gramado fica toda iluminada, viajar para o destino é sempre uma boa ideia!
O que fazer em Gramado
Rua Coberta: Um dos maiores pontos de interesse de Gramado. Chamada originalmente de rua Madre Verônica, a Rua Coberta está localizada no coração da cidade e na frente do Palácio dos Festivais, onde ocorre o Festival de Cinema de Gramado, e próximo da Igreja São Pedro. A rua ganhou uma cobertura (por isso o nome “Rua Coberta”) e decoração com várias plantas pendentes.
Aqui você e nas suas redondezas existem vários restaurantes e lojinhas, e os eventos acontecendo na rua são frequentes! É um lugar para ir várias vezes durante a viagem, seja para tomar um chocolate quente como para ver o movimento.
Lago Negro: O Lago Negro é um lago artificial em Gramado, que fica cercado por árvores e arbustos de hortênsias. No lugar você pode alugar um pedalinho e aproveitar para fazer um passeio tranquilo. É uma boa opção de passeio para quem procura um programa simples e romântico. No final de novembro/dezembro, ápice da florada das hortênsias, o visual do lago fica ainda mais lindo, cercado por milhares de flores com tons entre o azul e roxo!
Mini Mundo: Parque a céu aberto que tem réplicas de construções do mundo 24 vezes menores do que as construções originais. O parque começou como uma distração e hoje é um dos lugares mais visitados da cidade, com diversos cenários curiosos do nosso cotidiano. Por lá você encontrará uma réplica da Usina do Gasômetro (Porto Alegre), o Neuschwanstein Castle (Alemanha), Museu Paulista (São Paulo), Aeroporto de Bariloche (Argentina) e muito mais! Não é um programa apenas para crianças pessoas de qualquer idade podem aproveitar!
Igreja São Pedro: Localizada na Av. Borges de Medeiros, a Igreja Matriz São Pedro foi construída a partir de 1917 e grande parte de sua estrutura é de pedra. A igreja tem vários vitrais e sua torre possui 44 metros de altura. Ao seu lado fica a a Fonte do Amor Eterno, uma fonte onde casais apaixonados deixam um cadeado com seu nome para selar seu amor. Durante o Natal a igreja recebe uma iluminação especial e no Réveillon a área ao redor da igreja é ideal para observar os fogos.
Fotografar a Rua Torta: a florida Rua Emílio Sorgetz até lembra a Lombard Street em San Francisco, na Califórnia.
As curvas não são tantas quantas às da cidade norte-americana, mas suficientes para atraírem todos os dias dezenas de turistas em busca da foto perfeita.
A Rua Torta fica bem próxima do centro de Gramado, então vale a pena uma caminhada até lá para fazer um registro neste importante cartão postal da Serra Gaúcha.
Gramado Zoo: O Zoológico de Gramado foi criado em 2008 com um conceito um pouco diferente dos demais. Ele possui apenas animais da fauna brasileira e procura recriar o habitat natural do animal.
O lugar também resgata animais em situações de risco, realiza pesquisas e oferece informações sobre os animais, seus hábitos e origens, também como maneira de incentivar a preservação.
Gramado parece um lugar improvável para ter um zoológico, mas a atração é tão diferente que é considerada como o melhor zoo da América do Sul.
Chocolates em Gramado
Gramado não é uma cidade para fazer dieta e isso fica evidente quando você descobre a quantidade de fábricas de chocolates artesanais que lá existem. São várias fábricas e lojas temáticas, a concorrência é grande e cada uma delas procura uma maneira de incentivar o turismo. Geralmente essas fábricas abrem suas portas para receber turistas e mostrá-los como é o processo de produção do chocolate, como funcionam as máquinas, quais os ingredientes utilizados na criação de seus doces e algumas possuem um espaço temático. Entre as principais fábricas da cidade estão a Lugano, Florybal, Prawer, Planalto e a Caracol. Para quem está sem carro, basta ligar para as fábricas que elas buscam os clientes para uma visita!
O Mundo do Chocolate é uma criação da fábrica de Chocolates Lugano. O local, bem no centro de Gramado, oferece uma volta ao mundo através de uma exposição de réplicas de monumentos famosos feitos todos com chocolate. O museu tem mais de 200 peças que juntas somam 30 toneladas do doce e algumas esculturas são impressionantes, as réplicas de animais, a réplica da Esfinge, e uma escultura da Torre Eiffel com 4,20 m – toda de chocolate! Quem vai ao lugar também pode conhecer um pouco do processo de produção do chocolate e o melhor: a visita termina com uma degustação de chocolates de vários sabores produzidos pela empresa.
Parque Olivas de Gramado: A cerca de 20 minutos do centro de Gramado está o Parque Olivas de Gramado, uma propriedade de 150 hectares onde foram plantadas 120 mil mudas de oliveiras. Lá o visitante pode fazer degustação sensorial de azeites de oliva, apreciar a bela vista para Cânion da Pedra Branca, e se fartar no restaurante que serve comidas regionais. Para as crianças, a grande diversão é passear pela “Fazendinha” e ver pequenos animais. O parque oferece transporte grátis até a propriedade, que deve ser agendado com antecedência.
CANELA
Parque do Caracol: Uma das maiores atrações sul do Brasil fica em Canela. Nesse parque está a Cascata do Caracol, uma queda d’água com 130 metros de altura que desce por um paredão de pedra seguido por uma cavidade na rocha. Para admirar a cachoeira há mirantes panorâmicos e uma escada com 927 degraus que leva ao ponto final da cachoeira e permite observá-la de baixo. Há ainda playgrounds, lojas e trenzinho.
Bondinhos aéreos: A 500 metros do Parque do Caracol fica o Parque da Serra que tem os bondinhos aéreos (teleférico) que oferecem um passeio gostoso com uma vista maravilhosa da Cascata do Caracol. Na estação superior, há esculturas de madeira que fazem sons de animais.
Catedral de Pedra: A linda Catedral de Pedra de Canela fica na praça central da cidade e foi construída a partir de 1953. Seu piso e seu revestimento são de pedra e o ponto mais alto da catedral, construída em estilo é gótico, tem 65 metros de altura. A Catedral recebe uma iluminação colorida durante a noite e festividades perto durante o Natal.
Fonte: melhoresdestinos.com.br
Para viagens a Gramado, Canela ou Rota do Vinho no Rio Grande do Sul e outros, contate o Sokan da Chinatur, que está com grupos agendados para várias viagens por esses roteiros.
e-mail: sokan@chinatur.com.br - (11) 98149-5847 (whatsapp) - (11) 3292-9240 - 3292-9247
Nenhum comentário:
Postar um comentário