Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Vale dos Vinhedos viagem à região vinícola da Serra Gaúcha

Aqueça-se nesse inverno conhecendo vinhos nacionais | Woo! Magazine

Vale dos Vinhedos, região próxima a Bento Gonçalves, famosa por suas vinícolas, casas de massa e outros (saborosos) legados deixados pelos imigrantes italianos.

Baixe aqui o mapa do Vale dos Vinhedos – Vale dos Vinhedos

O Vale dos Vinhedos é uma região do Rio Grande do Sul famosa pela produção de vinhos e espumantes. 

Bento e Garibaldi celebram início da colheita da uva - Brasil 247

Um passeio pelo Vale dos Vinhedos inclui paisagens altamente fotografáveis e uma imersão à cultura dos imigrantes italianos, representada pela hospitalidade nos serviços oferecidos, pela gastronomia farta e, claro, pelas dezenas de vinícolas de todos os portes – desde cantinas a grandes empresas de conhecidas internacionalmente.

Bento Gonçalves: uma deliciosa viagem pelo Vale dos Vinhedos

O Vale dos Vinhedos foi a primeira região produtora a receber a “Denominação de Origem” para vinhos no Brasil. Isso dá um valor ainda mais especial: certifica que as condições geográficas do Vale dos Vinhedos garantem aos vinhos qualidades únicas, específicas da região. Uma taça cheia para os amantes dos vinhos, não?

Cores e sabores de uma degustação ao pôr do sol no Vale dos Vinhedos

Vale dos Vinhedos, RS, é um dos destinos mais famosos do Brasil para quem gosta de enologia e gastronomia. Mas você não precisa ser um expert em vinhos e espumantes para curtir o que de melhor essa região tem a oferecer.

O Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, é a região nobre produtora de vinhos no Brasil. Com uma localização excelente, na Serra Gaúcha, entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, o Vale dos Vinhedos tem um legado histórico e cultural deixado pelos imigrantes italianos, unido às mais modernas tecnologias para produção de uva e vinhos finos e com uma estrutura para atender os turistas mais exigentes.

Vale dos Vinhedos (RS) abre temporada para pisa da uva - Entretenimento -  R7 Viagens

Vale dos Vinhedos: região também voltada ao enoturismo

Hoje, além da produção vinícola, o Vale dos Vinhedos está se transformando numa região voltada para o enoturismo, recebendo visitas o ano todo, com atrações criadas especialmente para a degustação do vinho e apreciação das paisagens encantadoras da Serra Gaúcha.
Uma taça coringa para degustar diferentes vinhos | Papo de Enólogo | Blog  da Vinícola Garibaldi
As vinícolas são o maior atrativo, sendo complementadas pelas visitas guiadas, as degustações comentadas e os jantares harmonizados. Uma grande quantidade de armazéns de queijos e doces, geleias coloniais e gourmet podem ser encontradas ao longo da rota, que tem inúmeras outras atrações para os visitantes.
Uma região produtora que se transformou na rota dos vinhos mais famosa do Brasil.
Além de conhecer a excelente produção do vinho do Vale dos Vinhedos, visitar o local é penetrar no coração de uma história vivenciada por imigrantes que lutarem pela terra e conseguiram tirar dela o melhor. O enoturismo vem agregar à região maior valor histórico, pois ao lado da apreciação dos produtos vindos da uva, trazem também a cultura e a valorização do imigrante italiano, um dos povos formadores da população brasileira.
Conheça a Rota dos Vinhos no Rio Grande do Sul
As inúmeras vinícolas ficam entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, formando a Rota do Vinho.

Algumas vinícolas que não podem ficar fora de sua rota:

Bento Goncalves

Casa Valduga
Casa Valduga - Gramado Experience

Além de visitas guiadas, apresentando o processo de fabricação do vinho, oferece também uma degustação e cursos rápidos sobre vinhos.

– Miolo
Experiência completa na Vinícola Miolo: Vindima, Visita e Degustação |  Apaixonados por Viagens | Roteiros e Dicas de Turismo

Essa é uma das casas de vinho mais conhecidas do País e talvez uma das maiores. As visitas guiadas são feitas por enólogos treinados, aptos a fornecer muitas informações para os visitantes.

Além disso, possui também uma Escola do Vinho, que oferece cursos de degustação. É necessário um agendamento prévio para os cursos.

– Salton
Salton comemora 110 anos e sete medalhas nos EUA

Com 100 anos, a Salton é um das marcas mais conhecidas no País. Sua arquitetura típica é convidativa e a visita à Cave dos espumantes, que fica oito metros abaixo do nível da rua, é um diferencial.

Outra atração imperdível da cidade de Bento Gonçalves é a Maria Fumaça. O passeio no trem dura em torno de 2 horas e passa pela rota do vinho, com direito a degustação e apresentação folclórica. O destino é a cidade de Carlos Barbosa.

– Larentis
Espumante Larentis Cuvée Spéciale Brut Rosé com feijoada.

Com um conceito de vinícola familiar, o tour é guiado pelo enólogo treinado, que também é herdeiro da vinícola.

O diferencia, além do clima caseiro e aconchegante, é a colheita noturna, onde os visitantes recebem todo o material e treinamento necessário para participar da colheita. As uvas colhidas pelo turistas são transformadas em vinho e enviados a eles depois de pronto.

Garibaldi

– Chandon
Chandon (Garibaldi) - ATUALIZADO 2020 O que saber antes de ir - Sobre o que  as pessoas estão falando - Tripadvisor

– Instalada no Brasil em 1973 é reconhecida pela qualidade de seus produtos e através dos vários prêmios recebidos em concursos internacionais. A vinícola oferece degustação, visitação e venda de produtos.

Líder em vinhos espumantes de luxo é uma das quatro subsidiárias do grupo francês LVMH (Moet Hennessy Louis Vuitton), que controla empresas produtoras e Champanhe, como Moet et Chandon e Veuve Clicquot.

– Peterlongo
Tour na Vinícola Peterlongo, 100 anos de tradição em Garibaldi (RS)

Ela é pioneira na produção de espumante no Brasil e ganhou legalmente o direito de usar o termo champagne em seus produtos.

Durante a visitação pode-se aprender as diferenças entre os três métodos de elaboração da bebida (Charmat, Champenoise e Asti) e conferir como eram as primeiras máquinas utilizadas na fabricação.

Outra atração imperdível da cidade de Bento Gonçalves é a Maria Fumaça. O passeio no trem dura em torno de 2 horas e passa pela rota do vinho, com direito a degustação e apresentação folclórica. O destino é a cidade de Carlos Barbosa.

Como é o passeio da Maria Fumaça na Serra Gaúcha - Gramado Blog

Fontes: grandparking.com.br/clubedosvinhos.com.br

Para viagens a Gramado, Canela ou Rota do Vinho no Rio Grande do Sul e outros, contate o Sokan da Chinatur, que está com grupos agendados para várias viagens por esses roteiros.

e-mail: sokan@chinatur.com.br  -  (11) 98149-5847 (whatsapp)  - (11) 3292-9240 - 3292-9247

www.chinatur.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário