Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Japão - Kyoto - Kinkaku-ji o Templo de ouro

 Feche os olhos e imagine um pavilhão dourado colado inteiramente em folha de ouro, emoldurado por pinheiros, seu reflexo brilhando em um lago intocado. Você provavelmente já conhece a imagem.

Atualizado por mari vidigal / Fonte:ideiasnamala.com/kioto-kinkaku-ji-o-templo-de-ouro/

Como o garoto-propaganda global dos muitos Patrimônios Mundiais de Kyoto , o Templo Kinkaku-ji (Pavilhão Dourado) é verdadeiramente, loucamente e profundamente espetacular.


Kinkaku-ji é o nome do pavilhão dourado, uma das construções dentro um templo maior que se chama Rokuon-ji, o pavilhão ficou tão famoso, tão famoso que o templo inteiro passou a ser popularmente conhecido com Kinkaku-ji.

Pavilhão dourado no Rokuon-ji

Barco de pedra na entrada do templo

Monstrinhos protetores no telhado

Detalhe do teto: careta no topo

Construído em 1220 para abrigar o shogun Kintsune Saioji durante sua aposentadoria, a antiga vila foi passando de geração para geração até que em 1408, após a morte de um dos sucessores se tornou um templo budista.

Durante a história o pavilhão dourado foi destruído algumas vezes, duas vezes durante a guerra civil (Onin War) que destruiu muita coisa em Kyoto, e mais recentemente em 1950 quando um monge enlouquecido incendiou o pavilhão. O templo atual é de 1955.


Hoje o Kinkaku-ji é patrimônio mundial, e é um dos lugares mais visitados em Kyoto. O templo tem três andares, sendo que os dois últimos são todos cobertos com folhas de ouro. Repara que no topo do templo há uma ave Fenix.


O dourado do templo refletido nas águas do lago que contorna o templo é um cenário bem bonito, mas que fica ainda mais lindo durante o inverno quando começa a nevar.

No jardim, tudo é o mais simples possível, apenas o verde das plantas e o cinza das pedras.

Visto a primeira parte do templo, é hora de continuar o percurso pelo jardim que passa por mais um lago, uma pequena queda d’água e estátuas de pedra onde as pessoas atiram moedas com o intuito de acertar o potinho. 

O potinho

Na última parte esta a antiga casa de cerimonia do chá a Sekkatei, olha só que diferente o telhado.


Esse é um dos templos mais famosos e turísticos da cidade, ir até Kyoto e não ver o Kinkaku-ji é como ir para Paris e não ver a Torre Eiffel

Saída do Templo: um muro sem fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário