Quatro antigos projetos de irrigação chineses foram designados como Estruturas de Irrigação do Patrimônio Mundial, aumentando o número de instalações chinesas na lista do WHIS para 38, segundo um anúncio do Ministério de Recursos Hídricos.
A inclusão do sistema Karez, em Turpan, na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, as barragens de Huizhou, na província de Anhui, e de Wuyuan, na província de Jiangxi (pedido conjunto), o sistema de campo em terraços Fengyan, em Hanyin, na província de Shaanxi, e o sistema de barragens Jufeng, no município de Chongqing, foram anunciados durante a 75ª Reunião do Conselho Executivo Internacional, o mais alto órgão decisório da Comissão Internacional de Irrigação e Drenagem, na Austrália, na terça-feira.
Uma invenção que fornece água por meio de uma técnica derivada de há várias gerações em Turpan, onde a precipitação média anual é de apenas 16 milímetros, enquanto a taxa de evaporação correspondente mede 3.000 mm, o sistema Karez consiste em poços verticais conectados a canais subterrâneos que surgem na forma de valas e pequenos lagos.
Os canais são abastecidos com água do gelo derretido e da neve nas Montanhas Tianshan de Xinjiang, enquanto a estrutura subterrânea dos poços impede que a água evapore.
Transportando água do subsolo profundo para a superfície e atravessando mais de 5.000 quilômetros dentro de Xinjiang, os poços Karez são considerados uma das maiores estruturas antigas feitas pelo homem sobreviventes da China, junto com a Grande Muralha e o Grande Canal.
O sistema fornece aos habitantes de Turpan água para consumo e irrigação há milhares de anos. É muito importante para a vida de muitos habitantes locais como Eskander Kadir, um membro do grupo étnico uigur de 73 anos: "Somos filhos dos poços de Karez. O sabor da água em Karez é melhor do que a água da torneira. Nós a bebemos e fornecemos aos hóspedes quando eles nos visitam".
As barragens de Huizhou, província de Anhui
As barragens de Huizhou estão localizadas em Anhui, enquanto as barragens de Wuyuan ficam no condado de Wuyuan, em Jiangxi. Os distritos de Huizhou e Wuyuan fazem fronteira entre si e ambos caíram na jurisdição da antiga Huizhou, uma região administrativa de nível de prefeitura em tempos remotos.
Atualmente, Huizhou ostenta mais de 500 barragens antigas, incluindo cinco com mais de 500 anos, sendo que a mais antiga data de há 1.697 anos. Wuyuan tem mais de 2.052 barragens de pedra, que são muito menores do que suas contrapartes em Huizhou, com 1.181 delas com mais de um século.
O desenvolvimento em larga escala do sistema de campos em terraços Fengyan em Hanyin, que fornece água de irrigação para cerca de 3.467 hectares de terras agrícolas, ocorreu durante as dinastias Ming (1368-1644) e Qing (1644-1911).
O sistema de campos em terraços Fengyan em Hanyin, província de Shaanxi
Posicionado na junção do norte e do sul da China, a precipitação regional de Hanyin, província de Shaanxi, é insuficiente para sustentar o fluxo de água necessário em campos e terraços ao longo do ano. Para solucionar o problema, os antigos fazendeiros construíram represas e lagoas nas encostas das montanhas para armazenar água para irrigação. Há mais de 300 anos, para irrigar mais áreas, eles esculpiram alguns canais de desvio de água ao longo dos penhascos.
O sistema de barragem Jufeng, em Chongqing
Construído em 1767, o sistema de barragem Jufeng em Chongqing é um projeto de irrigação com desvio de água alimentado por represas, que beneficia quase 1.070 hectares de terras agrícolas. Com seu design bem adaptado às necessidades de irrigação de áreas montanhosas locais, o sistema se destaca como a mais antiga e maior barragem de pedra para bloqueio de rios com um aqueduto que ainda está em operação.
O Patrimônio Mundial de Engenharia de Irrigação da China abrange uma ampla gama de tipos de engenharia de irrigação, estabelecendo a nação como líder com o patrimônio mais diverso e amplamente distribuído, disse o Ministério de Recursos Hídricos.
Fonte: Diário do Povo Online 04.09.2024 10h19
www.chinatur.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário