Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Cães robóticos da China redefinem a inovação em mobilidade e automação

 O vídeo emocionante da empresa chinesa de robótica Unitree Technology de um cão robô ágil com pernas de roda tomou conta da internet recentemente.


O vídeo mostra o cão robô executando acrobacias impressionantes, como imobilização, cambalhotas laterais e saltos de alturas. Ele também destaca suas capacidades off-road, incluindo andar na água, escalar pedras escorregadias e carregar um adulto em encostas íngremes. Ele chamou a atenção de Elon Musk, que o repostou na plataforma de mídia social X.

O cão robótico B2-W é capaz de pular obstáculos e descer penhascos íngremes com facilidade, como mostrado no clipe divulgado pela startup sediada em Hangzhou.

O B2-W pode carregar até 40 quilos e viajar 50 quilômetros com uma única carga, com uma velocidade máxima de 20 quilômetros por hora. Atualmente, em produção em massa, o B2-W já está sendo implantado em setores como inspeção de energia e resgate de incêndio, de acordo com Jin Da, gerente de mercado da Unitree Technology.

Em outubro, uma cena com os cães robóticos da Unitree viralizou. Apesar de seus membros finos, os robôs carregaram sem esforço quase 40 quilos enquanto eram vistos subindo e descendo os degraus do Monte Tai.

Esses cães robóticos estavam passando por testes de escalada com suporte de peso como parte de uma missão para aliviar os funcionários carregadores do desafio de longa data da remoção de lixo no Patrimônio Mundial da UNESCO na província de Shandong, no leste da China.

Em 2023, o Monte Tai viu um recorde de 8,62 milhões de visitantes, gerando 24.000 toneladas de resíduos. Os robôs da Unitree estão prontos para tornar o processo mais rápido e eficiente, revolucionando o gerenciamento de resíduos neste local renomado.


Outra empresa de robótica sediada em Hangzhou, a DEEP Robotics, recentemente demonstrou as capacidades notáveis de seu cão robótico. O impressionante quadrúpede, chamado "Lynx", foi visto escalando alturas verticais de 80 centímetros e subindo encostas de até 45 graus, tudo isso enquanto navegava habilmente em ambientes confinados e complexos.

"Os cães robóticos superam os robôs humanoides em termos de capacidade de carga, estabilidade e adaptabilidade, permitindo que operem efetivamente em paisagens diversas e desafiadoras", disse Jin.

Fonte: Diário do Povo Online    31.12.2024 09h37


www.chinatur.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário