Digite aqui o assunto que busca

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

China, Brasil acertam estrutura de capital

Brics acertam estrutura de capital para banco de desenvolvimento.

As grandes economias emergentes, que formam o grupo dos Brics, chegaram a um acordo sobre a estrutura de capital para a criação de um banco de desenvolvimento que pretende reduzir a dependência desses países das instituições financeiras ocidentais, afirmou o jornal norte-americano Wall Street Journal. Autoridades de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul concordaram em criar o banco com um capital total de 50 bilhões de dólares, divididos igualmente entre eles, afirmou ao jornal um alto funcionário do governo indiano não identificado.

O acordo poderá acabar com divergências sobre o financiamento e a gestão do banco, já que a China havia proposto anteriormente capital total para a instituição de 100 bilhões de dólares e pleiteado uma participação maior.

A economia da China é cerca de 20 vezes o tamanho da economia da África do Sul e quatro vezes maior que as da Rússia ou Índia.

Os cinco países representam um quinto do Produto Interno Bruto (PIB) do mundo, mas têm tido dificuldades para encontrar denominador comum, que converteria seu peso econômico em uma influência política conjunta.


Fonte Agência Reuters Por Dean Yates
Agosto de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário