Trens na China : Como Funcionam
Trens na China funcionam super bem, como na Europa eu diria. A China é um país gigantesco (maior que o Brasil!) e com trens bala que funcionam super bem, e alguns trens mais lentos também. Os trens na China são bem pontuais e a depender do trem, bem confortáveis e na minha opinião é a melhor maneira de se viajar na China.
A malha de trens na China tem um total de 127 mil quilômetros e cobre mais de 500 cidades nos quatro cantos da China. Hoje em dia, o trem mais rápido do mundo é chinês. O trem bala na China consegue chegar a uma velocidade de 350 km/h.
Bilhete do trem
Tipos de trens na China
Assim como em qualquer outro lugar, os trens na China são bem variados. Tem aquele pinga pinga antigo, tem trem regional, tem trem bala, tem todo tipo de trem que você imaginar.
Todos os trens na China vem com um número que é precedido de uma letra, com a letra você consegue identificar se é o trem bala, se é um trem mais lento, se tem muitas paradas ou se ele é expresso. Se por acaso não tiver letra nenhuma, então é um trem lento.
O trem bala na China vem sempre com as letras G, D ou C (G sendo o mais rápido de todos). Se o seu tiver uma dessas letras, ele é daqueles super rápido que chegam a até 350 km/h. Dos trens bala na China, a rota mais conhecida é certamente a de Pequim para Shangai.
Os trens normais vem com letras Z, T, K, Y, S. Não necessariamente todos esses são super lentos ou pinga pinga, eles só não são trem bala. O Z por exemplo é um trem expresso que vai a 160 km/h, o T é um pouco mais lento e para em estações principais, mas ainda assim vai a 140 km/h.
Tipos de assentos nos trens na China
Quando você vai comprar no site, tem diferentes tarifas de acordo com a classe. Tudo depende do tipo de trem que você pega, e claro que quanto melhor a classe, mais caro é.
Assentos no trem bala
O trem G que é o mais rápido de todos, possui quatro classes. As classes são : Business, superior, first e second. A segunda classe atende bem a maioria das pessoas.
O trem D que vai a 250 km/h tem quatro categorias também. As quatro são : Business, first, second e soft sleeper. O trem C possui superior, first e second. Esses são os assentos dos trens na China de alta velocidade.
Qual tipo de assento escolher no trem bala?
Todos os assentos do trem bala, independente de classe possuem tomada e wifi. Todos os trens também possuem bar e um vagão restaurante, além de possuir banheiros ocidentais e assentos que reclinam mais ou menos a depender da classe.
Trens na China : Embarque
Para entrar em qualquer estação de trem na China, você precisa passar pelo raio-x como no aeroporto. Depois disso, com seu bilhete na mão é só procurar por algum telão com os horários dos trens.
A depender da estação, eles colocam algumas informações em inglês, mas melhor não contar com isso. Não precisa se desesperar, os números estarão sempre no nosso sistema, basta olhar então o número do trem, e o horário. Uns 15 minutos antes do horário previsto, eles vão abrir a porta para as plataformas.
Comida nos trens na China
De modo geral, sempre tem comida a bordo dos trens. Nos trem de alta velocidade, sempre tem um vagão restaurante e um bar que vende bebidas e algumas comidinhas. Nos trens comuns, não tem restaurante, apenas algumas comidinhas a venda.
Fonte: nomundodapaula
Nenhum comentário:
Postar um comentário