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segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

A China tem a maior rede de linhas ferroviárias de alta velocidade.

A China é um país que tem pressa para reduzir a poluição, viajar de trem é uma opção estratégica. E quanto mais rápido, melhor.
Os trens de alta velocidade, também conhecidos como trens-bala, são composições ferroviárias que se deslocam em velocidade superior a 210 Km/h.
O Japão foi o pioneiro na utilização da tecnologia e estrutura dos trens de alta velocidade, e divide com a França a condição de maior pólo de desenvolvimento de novas tecnologias na área, mas é a China o país que atualmente possui a maior rede de linhas ferroviárias de alta velocidade. Países como Alemanha, Itália, Espanha, Portugal e Coréia do Sul também possuem considerável quantidade de linhas para trens de alta velocidade.
A China é o país que mais investe no transporte ferroviário de alta velocidade em todo mundo.

Atualmente sua malha para trens-bala conta com 13 mil quilômetros, sendo a maior do planeta. Em rápido crescimento, em breve a China terá, sozinha, uma rede ferroviária de alta velocidade maior do que todos os outros países juntos.

Trens-bala em base de manutenção na ferroviaria de Wuhan
(Província chinesa de Hubei)



Comparação dos trens-bala com outros meios de transporte

As rodoviárias e principalmente os aeroportos têm uma limitada capacidade de aumento para servir passageiros durante as épocas de maior movimento, enquanto o sistema de trens tem possibilidade de oferecer maior número de vagas mantendo os mesmos horários, mediante colocação de vagões extras. Os aeroportos estão sujeitos a atrasos ou cancelamento de voos em caso de fortes chuvas ou nevoeiro, enquanto as rodovias nestas condições têm seu índice de segurança consideravelmente diminuído e os horários de chegada costumam atrasar se o motorista tiver o bom senso de trafegar em velocidade menor que a habitual. Tais condições não afetam significativamente o transporte ferroviário, tornando-o mais confiável em termos de cumprimento de horários e níveis de segurança.

Em 29 de junho de 2011 foi inaugurada a linha de alta velocidade entre Pequim e Xangai. Com 1318 quilômetros e velocidade operacional de 300 Km/h, a viagem com pouco menos de 5 horas era a maior linha de trem-bala no mundo na época.

Em 26 de dezembro de 2012 foi inaugurada a linha que liga Pequim a Guangzhou que, com 2300 quilômetros, é atualmente a maior linha de trem-bala do mundo. Esta viagem dura 8 horas em uma velocidade média de 300 Km/h, com paradas em 35 cidades.

Em 2004 foi inaugurado em Xangai o único trem por levitação magnética em operação comercial no mundo atualmente. 

Em parceria com a alemã Siemens, o trem liga o centro comercial de Xangai ao Aeroporto Internacional de Pundong, num percurso de 30,5 quilômetros a uma velocidade operacional de 430 Km/h.

A tecnologia de levitação magnética, com ausência de contato entre os vagões e os trilhos, permite um deslocamento silencioso e que o trem atinja uma velocidade de 350 km/h em apenas 2 minutos, chegando à velocidade máxima de 501 Km/h.

A China começou a construir em novembro de 2014 uma ferrovia para ligar a Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste, a outras partes do país.
A construção da ferrovia de 1.214 quilômetros entre Korla, no sul de Xinjiang, e Golmud, na Província vizinha de Qinghai, segundo a Administração de Ferrovias de Urumqi.
Com um investimento de 37 bilhões de yuans (US$ 6 bilhões), a obra levará cinco anos. A ferrovia é a mais recente melhora da conectividade ferroviária de Xinjiang, uma área importante do Cinturão Econômico da Roda da Seda.
Em junho, a construção começou em uma ferrovia que liga Ejina, na Região Autônoma da Mongólia Interior, a Hami em Xinjiang.
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Fonte: Internet

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