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segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Tecnologia e engenharia na China termina a construção da primeira ferrovia de alta velocidade através da região de carste

A construção da primeira ferrovia de alta velocidade da China através da região de relevo cárstico no sudoeste do país foi concluída no domingo.

Guiyang 
A via de 857 quilômetros ligando Guiyang, capital da montanhosa província de Guizhou, ao motor econômico do sul da China, Guangzhou, deve começar a operar na sexta-feira.

O planalto de carste de Guizhou é o mais típico do mundo e foi considerado Patrimônio Mundial da UNESCO em 2007. Essa topografia é formada pela dissolução de pedras solúveis, como o calcário.

Guangzhou

A ferrovia se estende pelos complicados acúmulos de carste e tem metade de seu comprimento passando por 238 túneis, dois deles com mais de 14 quilômetros, disse Zhang Jianbo, gerente-geral da Companhia de Ferrovia de Alta Velocidade Guiyang-Guangzhou.

A perfuração desses dois túneis levou quatro anos. A construção era frequentemente interrompida por quebra de pedras, ruptura de camada e infiltração de água, explicou Zhang.

A companhia de construção solicitou seis patentes nacionais para sua tecnologia à prova de choque que foi adotada para reduzir a vibração quando um trem passar a 250 km/h através de túneis de montanha.
Região de carste no sul da China
Wang Mengshu, especialista em túnel da Academia Chinesa de Engenharia, disse que a tecnologia e engenharia de máquinas desenvolvidas para a construção da ferrovia de alta velocidade Guiyang-Guangzhou representa a inovação de nova geração do país em engenharia de túnel.


Fonte: Agência Xinhua

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