Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Ano Novo Lunar chinês

Beijing, -- Os chineses começarão a celebrar o Ano Novo Lunar, ou Festa da Primavera, nesta sexta-feira (31). A maioria das pessoas segue práticas culturais tradicionais nesta temporada mais festiva do país todos os anos.
A Festa da Primavera neste ano marca o início do Ano do Cavalo, segundo o zodíaco chinês, que designa um dos 12 animais, reais ou mitológicos, para cada ano. O cavalo é o sétimo no ciclo, sendo precedido pela cobra e seguido pela cabra.
Segundo uma lenda, os cavalos tinham asas e podiam voar, nadar e correr com a mesma velocidade rápida. Um cavalo que servia como cavalaria do Imperador Jade nos mitos se tornou tão arrogante que invadiu o Palácio do Rei Dragão depois de matar os guardas. Isso enfureceu o Imperador Jade, que cortou as asas de seu cavalo e encarcerou o animal debaixo das Montanhas Kunlun, no extremo oeste.
Depois de mais de 200 anos, quando um homem passou pelo local, o cavalo pediu ajuda e o homem foi piedoso e liberou o animal. A espécie então foi domesticada e se tornou assistente da humanidade.
Hoje em dia, o cavalo é considerado um animal auspicioso e os chineses geralmente descrevem uma pessoa talentosa como "Qianli Ma", ou cavalo que pode correr 500 quilômetros por dia.
A palavra chinesa "imediatamente" se pronuncia "Ma Shang", ou literalmente "no dorso do cavalo" ou "estar a cavalo". Como resultado, internautas chineses brincam com essa palavra exibindo fotos em que dinheiro, casas ou carros em cima do dorso do cavalo ídolo, significando "obter riqueza, casas ou carros imediatamente". Essa brincadeira se tornou o mais popular cumprimento pelo Ano Novo Lunar neste ano.
Segundo a tradição de muitas regiões chinesas, as pessoas nascidas em um certo signo do zodíaco têm que usar roupas vermelhas ao passar pelo ano desse signo, com o fim de evitar má sorte, enquanto as mais comuns dessas roupas vermelhas são braceletes de fitas vermelhas.
Fonte: Embaixada da Republica Popular da China no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário