O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, reuniu-se ontem (27) em Bruxelas com o conselheiro de Estado da China, Yang Jiechi. Van Rompuy elogiou o fato de os laços sino-europeus estarem em uma nova fase, propícia a um desenvolvimento maturo e estável.
A reunião foi realizada na ocasião do 4º Diálogo Estratégico de Alto Nível China-UE. Durante o encontro, Van Rompuy afirmou que a UE está empenhada em reforçar a parceria estratégica com a China e quer manter contatos de alto nível com o país oriental.
Segundo Van Rompuy, a UE concorda com o papel da China como um país de grande importância nos assuntos internacionais, e deseja reforçar suas mútuas cooperações nas questões da Síria, Afeganistão, bem como na questão nuclear do Irã.
Durante o encontro, Yang Jiechi disse que a China apoia a integração da UE e a estabilidade econômico-financeira do bloco. Para o conselheiro de Estado chinês, a reforma profunda e abrangente da China, trará mais oportunidades bilaterais.
Segundo Yang Jiechi, a China quer promover negociações sobre acordos de investimento, bem como estudos sobre a viabilidade de estabelecimento da zona de comércio livre entre as duas partes. O país também está disposto a reforçar as coordenações com a UE, em diversos assuntos internacionais e regionais.
Fonte - CRIOnline
Nenhum comentário:
Postar um comentário