Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Schmidt e Kissinger conversam sobre ascensão da China

O ex-vice-ministro alemão, Helmut Schmidt,  conversou com o ex-secretário de Estado norte-americano, Henry Kissinger, sobre o tema "China e o Oeste". O site alemão Die Zeit publicou recentemente um artigo intitulado "É um erro ser arrogante contra a China".

A map of China class=
Segundo o artigo, os dois políticos são estreitamente relacionados com a China. Em 1971, Schmidt, então ministro da Defesa da Alemanha, visitou a China, e motivou o estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e seu país. No mesmo ano, Kissinger, que acompanhou Richard Milhous Nixon, então presidente norte-americano, em visita à China, é considerado um dos fundadores desta diplomacia bilateral.

O artigo aponta que a ascensão da China mostra que o país precisou de apenas vinte anos para se equivaler ao nível de desenvolvimento do mundo ocidental, que para estes custou duzentos anos. O PIB da China já ultrapassou o da Alemanha e o do Japão. O crescimento em média da economia chinesa, mantém a taxa de 9% a 11% ao longo de uns dez anos.

china-eu

De acordo com o artigo, a ascensão da economia chinesa trará, sem dúvida, impactos à geopolítica e à geoestratégia, o que pode se tornar um causador de tensões e também uma força na balança entre as diversas potências. O artigo prevê que a China mostrará sua escolha de direção em suas disputas no Mar do Sul e nas ilhas Diaoyu, com o Japão.

O artigo ainda diz que ambos, Schmidt e Kissinger, alertam para a não adoção de uma atitude arrogante e nem à reação de forma exagerada, contra a China.

Os dois políticos consideram que o mais importante é evitar confrontos no Extremo Oriente. Os líderes de alguns países devem distinguir entre as metas de curto prazo e os resultados de desenvolvimento a longo período.

O artigo finaliza citando uma frase que o ex-presidente alemão Richard von Weizsäcker falou, há vinte anos atrás, "O sucesso e o fracasso da China influencia todo o mundo."


Fonte: CRIOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário