Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

China promete autossuficiência na produção de grãos

 A China busca a autossuficiência na produção de alimentos básicos, incluindo trigo e arroz, após o crescimento na produção nacional de grãos durante a última década, disse um alto funcionário agrícola.

  Atualmente, mais de 97% do fornecimento dos principais grãos, incluindo arroz e trigo, vem da produção nacional, afirmou Chen Xiwen, vice-diretor da Diretoria Nacional do Trabalho Agrícola, o mais alto órgão de direção para o trabalho agrícola.

  "A quantidade de grãos que a China importa não é grande", assinalou Chen ao comparar as importações à produção nacional.

  Os dados oficiais sobre as importações de grãos em 2013, incluindo arroz, trigo e milho, não foram publicados, mas Chen prevê um aumento moderado para cerca de 15 milhões de toneladas, em comparação aos 13,98 milhões em 2012.

  As estatísticas do governo mostram que a produção de grãos da China bateu um novo recorde de 601,94 milhões de toneladas em 2013, uma alta anual de 2,1%. Cerca de 90% da produção, ou 541,75 milhões de toneladas, era de arroz, trigo e milho, informou o vice-diretor.

  As importações de grãos pela China não sugerem uma falta de abastecimento nacional, mas a necessidade de variedades diversificadas, notou Chen. Além disso, as importações se devem parcialmente a preços de arroz mais competitivos nos últimos anos do Sudeste Asiático devido aos aumentos de produção, segundo o funcionário.

  As autoridades chinesas disseram no domingo que o país fará mais esforços para garantir a segurança "absoluta" de alimentos básicos e manter a autossuficiência em grãos. 


Fonte: CRIOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário