O presidente chinês, Xi Jinping, conversou, hoje por telefone, com seu homólogo norte-americano,
Barack Obama, trocando opiniões sobre as relações bilaterais e a situação da Ucrânia.
Xi Jinping afirmou que foi alcançada uma série de importantes consensos nos dois encontros com o presidente norte-americano, Barack Obama, a fim de promover as relações sino-norte-americanas para construir novos modelos de integração bilateral entre potências, na nova etapa. A parte chinesa quer reforçar, diálogo, confiança mútua e cooperação para promover o desenvolvimento sadio e estável nas relações bilaterais.
Barack Obama assinalou que o ano de 2014 marca o 35º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os EUA e a China. A parte norte-americana espera que os dois países obtenham novos progressos na cooperação sobre questões cruciais aos dois países.
Obama expressou preocupação pelo voo malasiano que perdeu contato e afirmou que seu país quer cooperar com a China no resgate. Xi Jinping respondeu que o país está preocupado com a segurança de passageiros a bordo. A parte chinesa vai manter contatos estreitos com os EUA.
Além disso, Obama expressou a condolências pelas vítimas do atentado terrorista em Kungming e sublinhou que seu país condena o terrorismo, quaisquer que sejam as motivações. Na ocasião ele ainda apresentou sua opinião sobre a situação da Ucrânia. Xi Jinping salientou que a China toma uma atitude de justiça sobre a questão.
Fonte: CRIOnline
Nenhum comentário:
Postar um comentário