Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A importante cultura da China

 China é berço de uma das civilizações mais antigas no mundo com uma história de mais de 5 mil anos. Durante esse período, criaram-se diferentes costumes, arte, culinária, crenças e celebrações que ao longo do tempo foram se mesclando e desenvolvendo por toda vasta região que abriga as terras da China que conhecemos hoje. 
As diferentes províncias e as 56 etnias diferentes, cada qual com suas tradições e manifestações, formam um variado, sofisticado e rico mosaico cultural. A mescla de culturas regionais resulta no que conhecemos em termos gerais como “cultura chinesa” manifestada em diversas formas.
Idioma
Quando nos referimos ao idioma “chinês”, nos referimos ao “mandarim” que é a língua oficial do país e idioma mais falado no mundo, com mais de 900 milhões de praticantes. Serve de língua mãe aos falantes de diferentes regiões, cada qual com seu dialeto local, de toda a China. Pela sua importância e alcance, é um dos seis idiomas oficiais da ONU.
ArquiteturaA arquitetura é dos pontos altos da civilização chinesa. Seus estilos respondem às características e necessidades regionais, modos de produção econômica, estrutura política e religiosa, hábitos cotidianos e padrões comportamentais.
Arquitetura antigaHouve três períodos de grande destaque na história da antiga arquitetura chinesa. Os caixilhos de madeira, as grandes coberturas e os pátios quadrangulares (Siheyuan), por exemplo, tornaram-se referências internacionais.
No norte do país, os chineses empregam uma estrutura de madeira e terra para resistir ao frio e ao vento; no sul da China, predominam o bambu e o junco, além da madeira e do barro. Em outras regiões, a estrutura de estacas para evitar a umidade e facilitar a circulação de ar. As pedras, por outro lado, são a principal matéria-prima nas montanhas.
Arquitetura modernaCom o desenvolvimento da China, as construções de aeroportos, estádios, arranha-céus, teatros, residências e monumentos romperam gradualmente as concepções tradicionalistas e apareceram novas formas combinando estilos orientais e ocidentais. 
Nas principais metrópoles surgiram construções inovadoras mesclando estilos, desenvolvidos tanto por arquitetos locais como estrangeiros.  Prédios como Jin Mao e IFC, em Xangai, e CCTV e ninho do pássaro, em Beijing, e Guangzhou TV tower, em Guangzhou, simbolizam a grandiosidade e arrojo das edificações modernas da China.  Grandes nomes da arquitetura contemporânea incluem I.M. Pei e Wang Shu. 
Cultura 2
Filosofia e Religião

Muitos dos conhecimentos desenvolvidos se juntaram aos trabalhos do pensador Confúcio (551-479 a.C) para formar juntamente com o Taoismo a base da filosofia chinesa tradicional. O confucionismo prega a justiça, tradicionalismo, respeito a autoridade e valoriza a busca pelo conhecimento. Enquanto o Taoismo, também considerado uma religião, busca o equilíbrio do ser humano com os elementos e a natureza, sempre valorizando a harmonia e paz interior através da compaixão, humildade e simplicidade.

Cultura 03
Templo do Céu

SuperstiçõesOs chineses são muito supersticiosos. Como o 13 no ocidente, o 4 é o número do azar. Isso porque o som da palavra “4” é parecido com o da palavra “morte”. Isso afeta tanto, que há prédios sem os andares 4, 14, 24 (e outros que terminam em 4) e números de celular terminados em 4 ou com muitos 4 chegam a custar menos por conta disso. Já o número 8 tem o som que se assemelha ao de “prosperidade”. Não à toa que os jogos Olímpicos de Pequim começaram no dia 8 de agosto de 2008, às 8:08 da noite, e números de telefone com 8 são mais procurados...
Há, ainda, superstições associadas a gestos, palavras e cores. Presentear com relógios ou objetos cortantes pode ser interpretado como um fim ou corte de relações. E o branco é considerado como a cor de luto, já o vermelho é como a cor da sorte...

Cultura 04


Artes MarciaisO Kung-Fu nasceu da necessidade de sobrevivência dos antepassados na luta contra animais ferozes e contra inimigos. Esta arte marcial milenar vem orientando as pessoas, bem como ajudando os jovens a se direcionarem em disciplina, respeito com os colegas. De um modo geral, estrutura o corpo físico, em combinação com a mente, extravasando as ansiedades, angústias e estresses acumulados no dia a dia, fortalecendo-os. O Kung-Fu pode ser praticado por adultos e crianças de ambos os sexos.
TCC
Tai Chi praticado no Bund de Shanghai
Benefícios
  • Controle Físico: desenvolvimento da coordenação motora, força, resistência flexibilidade, velocidade, ritmo, auxiliando no crescimento e ainda controle do aumento e diminuição do peso;
  • Controle Emocional e Mental: proporciona maior segurança, tranquilidade e controle das ações, desenvolvimento do raciocínio, os reflexos, maior atenção e concentração mental;
  • Defesa Pessoal: muito rico em técnicas de defesas diversas, incluindo variadas técnicas de ataque que por sua vez só deverá ser usada, em último recurso.
O Tai Chi Chuan foi criado originalmente como um método de auto defesa por sacerdotes taoístas por volta do século XII. Seu objetivo é buscar a união da força com a suavidade, do corpo com o espírito e promover a interação do homem com a natureza. O Tai Chi Chuan também pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, ele é considerado uma aeróbica de baixo impacto, sem riscos de lesões e sem contra indicações.
Benefícios
  • Atua sobre todos os sistemas orgânicos do corpo;
  • Regula as funções cardiovascular, respiratória, digestiva e hormonal;
  • Minimiza patologias articulares;
  • Melhora a orientação espacial e o equilíbrio;
  • Aumenta a flexibilidade e a força muscular;
  • Reduz a ansiedade e o estresse físico e emocional.

Fonte: Camara de Comércio e Industrial Brasil China




Nenhum comentário:

Postar um comentário