Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Empresas correm para se registrarem em zona franca de Shanghai

Cerca de 12 mil companhias foram estabelecidas na Zona de Livre Comércio de Shanghai (ZLCS) desde seu nascimento no fim de setembro do ano passado, mais do que o número total nos últimos 20 anos em uma área franca que agora faz parte da ZLCS.

Shanghai

O salto nos registros de empresas no último ano indica o entusiasmo dos empresários em criar uma base de operações na zona de 29 quilômetros quadrados na cidade, centro financeiro do país, devido às promessas de livre comércio, maior abertura financeira e menor controle do governo sobre atividades comerciais.

Um total de 192 empresas estrangeiras foi criado na zona em agosto, sete vezes do que no primeiro mês após o lançamento da zona.

As empresas varejistas representam 54% do total das novas empresas, enquanto o número de instituições financeiras aumentou para 520, incluindo bancos, corretoras e firmas de serviços de investimento. A ZLCS também tem 28 companhias de factoring comercial --que compram contas a receber com desconto das empresas com necessidade imediata de dinheiro-- e 303 companhias de leasing financeiro, das quais 133 com capital estrangeiro.

A ZLCS otimizou os procedimentos de registro tanto para as empresas domésticas como para as estrangeiras. Funcionários do comitê administrativo da ZLCS propagaram que as companhias podem obter licenças para operar na zona já quatro dias após apresentarem a solicitação, em comparação com os 29 dias em outras partes da China.

As firmas estrangeiras também desfrutam de processo acelerado, desde que seus negócios não estejam nos campos designados pela lista negativa da zona.

Fonte: Agência Xinhua

Nenhum comentário:

Postar um comentário