Ele é considerado maior rio do mundo. Referimo Yarlung Tsangpo no Himalaia, cuja canais passam a 4.500 metros de altura e é um dos exemplos mais surpreendentes conexões inesperadas entre diferentes fenômenos do planeta.
Note-se que este rio atravessa o Himalaia em território chinês ao longo 1700 milhas e já na Índia, muda de nome e passa a ser o Brahmaputra sagrado.
Este rio tem esculpido um canyon que atinge o seu ponto mais alto quando flui entre as montanhas e o Namche Brwa Gyala Peri, mais de 7.000 metros de altura. Não é impressionante notar a garganta cortada em milhões de anos de trabalho que produziram os cinco quilômetros de profundidade.
De acordo com estudos, o rio tem uma história de cinco milhões ano que se originou devido à grande quantidade de material que o rio arrastou durante esse tempo da placa tectônica indiana que elevou seus fundamentos no maciço paisagem formando o Namche Gyala Brwa e Peri.
E como esta em alta umidade que transformou suas montanhas cheias de neve após fusão, o alfuente Tsangpo são formadas.
Devemos acrescentar que o Yarlung Tangpo também tem algumas cachoeiras espetaculares e passando pelo barril salta, o que poderia tornar-se mais poderoso hidrelétrica Central do mundo, de acordo com os planos energéticos chineses.
Fonte: Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário