Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Cientistas chineses criam máquinas de metal líquido

Pesquisadores do Instituto de Física e Química da Academia Chinesa de Ciências e da Escola de Medicina da Universidade Tsinghua  descobriram um metal líquido que pode "digerir" substancias e então se autopropulsar como um motor que abastece a si próprio. A descoberta pode lançar as bases teórica e tecnológica para um robô de metal líquido.

Cientistas verificaram que após "comer" um pequeno pedaço de alumínio, a máquina -- uma bola de metal líquido com 5mm de diâmetro -- é capaz de  se mover espontaneamente em várias soluções e canais estruturados a velocidade de 5 cm/s por mais de uma hora.



Os cientistas chineses definiram estas máquinas com "moluscos biomiméticos" que poderiam servir para um desenvolvimento futuro de robôs fabricados em metal líquido e transformável, algo que até agora só existe na ficção científica (por exemplo, o famoso T-1000 do filme "O Exterminador do Futuro 2").

A energia para o motor de metal líquido vem do campo elétrico endógeno de ligas líquidas, do metal
"alimento" e do hidrogênio gerado pelas reações eletroquímicas.


Com base nessa teoria, pesquisadores desenvolveram várias máquinas de metal que podem se mover em eletrólitos alcalinos, ácidos ou básicos.

Especialistas acreditam que o desenvolvimento de avançadas máquinas inteligentes com mudança flexível de forma é o sonho partilhados por cientistas e engenheiros.

Fonte: Revista China Hoje.


Maravilhas da China

Nenhum comentário:

Postar um comentário