Não tem quem não se encante com a arquitetura e delicadeza da vila, considerada Patrimônio Histórico da Humanidade
VILA SHIRAKAWA-GO PARECE QUE PAROU NO TEMPO
Localizada na província de Gifu, a vila de Shirakawa-go parece um cenário de conto de fadas que parou no tempo. Suas casas, feitas de madeira e palha, contam com quase 300 anos e já sobreviveram terremotos, guerras e até a modernização. Por ser uma vila de verdade, com moradores e tudo o mais, nem todas as casas estão abertas para visitação, claro. Mas algumas foram transformadas em museus e lojas de souvenirs, então vai dar para aproveitar bem o clima.
Conhecidas por lá como gassho-zukuri, essas casas foram durante décadas usadas para produção de seda. Enquanto as famílias viviam no térreo, os dois ou três pisos da parte de cima eram usados para criação do bicho da seda e produção de fios. Hoje, só restam 50 dessas confecções, que foram transformadas em Patrimônios Históricos da Humanidade. Realmente, não poderia ser diferente, pois essas charmosas casinhas são relíquias japonesas.
Ao chegar lá, você não encontrará muitas atrações que necessitem mais de um dia para conhecer. A dica é visitar o Museu Heritage, que te dá direito a visitar 5 casas diferentes, Wada House, uma casinha menos turística, e a Casa Nagase, uma das mais bem preservadas casas da vila. Você vai se encantar ao adentrá-las! Chega a ser impossível não voltar no tempo. Tudo permanece no lugar do jeito que seus antigos moradores deixaram. É incrível...
Para chegar lá, é preciso fazer uma viagem de ônibus do centro de Takayama, uma cidade que também parece ter parado no tempo e considerada o destino perfeito para quem deseja conhecer a gastronomia típica japonesa. Para chegar até ela, é preciso pegar um trem expresso, que pode sair de Kyoto ou Osaka.
A dica é visitar esses destinos em dias mais frios, quando a paisagem fica ainda mais deslumbrante. Vai ser impossível você não se encantar com a neve branca em contraste com as casas e montanhas japonesas.
O que é a casa Wada-ke?
A única propriedade de importância cultural em Shirakawa-go, é uma casa de estilo Gassho com telhado de palha e pau de cumeeira, a maior do seu tipo. Possui jardins e cercas que conservam a sua atmosfera, bem como os seus campos e canais. Além disso, a casa principal, a armazém e banheiro, também foram designadas propriedades de importância. O primeiro andar da casa e o sótão medem 110 metros quadrados. As grandes vigas do primeiro andar são chamadas de "árvores de gado" e cumprem a função de suportar o teto e criar um espaço mais amplo. As portas "brilham" em cor preta pela limpeza diária da fuligem, como se estivessem revestidas em laca.
Há 31 postos da guarda em Hida, e a casa Wada possui um posto da guarda que data de 1790 e era usado pelos oficiais que recolhiam impostos das pessoas que cruzavam a fronteira. Naquela época, apenas os samurais e oficiais eram autorizados a ficar na entrada do posto da guarda. Na atualidade, apenas são usados nos festivais.
A casa Wada acha-se que foi construída a meados do período Edo (1603-1868), e na atualidade serve como residência. Os utensílios de laca e as ferramentas de sericultura, manuscritos, etc., que eram usados na casa, são exibidos lá. Há guias que com prazer podem informá-lo sobre a beleza das casas de estilo Gassho da região. A lareira que está acesa todo o ano, é um bom ponto para tirar fotografias. Também conta com livros de pesquisa à venda na recepção que falam sobre a casa e a cidade de Shirakawa-go.
Do observatório do castelo Ogimachi pode-se apreciar a casa Wada e o distrito de Ogimachi.
Fontes: pureviagem.com.br/noticia/japao/japanhoppers.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário