Localizada no sopé sul da Montanha Wuzhou, a cerca de 16 km a oeste da cidade de Datong, província de Shanxi , as Grutas Yungang foram construídas na montanha e se estendem por cerca de 1 km de leste a oeste. A construção das cavernas foi iniciada sob os auspícios do notável monge Tan Yao em 453 e levou 50 anos para ser concluída. Cerca de 40.000 pessoas, incluindo os budistas do que está presente no Sri Lanka, contribuíram para o enorme projeto.
As 53 grutas em Yungang Grottos incluem cerca de 1.000 nichos com cerca de 51.000 estátuas - um tesouro de arte rupestre que combina formas de arte tradicionais chinesas com influência estrangeira, particularmente grega e indiana. Esculturas aqui são conhecidas por suas características vigorosas e rica variedade que variam do menor, apenas 2 centímetros de altura, até o mais alto - um Buda de 17 metros de altura. O Buda mais alto é cercado por muitos pequenos Budas na Gruta No. 5, também chamada de Gruta do Grande Buda.
A maioria das grutas fica na zona oeste e cada uma tem seu próprio caráter. Gruta No. 20 - uma das cinco cavernas mais antigas do monge Tan Yao - abriga o Buda sentado de Sakyamuni, 13,7 metros de altura, com um rosto cheio e redondo com um sorriso majestoso. A estátua de Sakyamuni é representativa das esculturas de Buda nas Grutas de Yungang.
Nos últimos 1.500 anos desde a sua conclusão, as Grutas Yungang foram danificadas pela guerra e por desastres naturais. Após a fundação da República Popular da China em 1949, o governo chinês atribuiu grande importância à preservação das grutas.
Em dezembro de 2001, a 25ª reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO em Helsinque, Finlândia, aprovou a decisão de listar as Grutas Yungang na Lista do Patrimônio Cultural da Humanidade.
Fonte: china.org.cn
Nenhum comentário:
Postar um comentário