Marcas nacionais e estrangeiras estão se reunindo para apresentar novos produtos e exclusividades aos varejistas de viagens durante a China International Consumer Products Expo em Haikou, capital da província de Hainan, onde incentivos como isenção de impostos à importação e listas negativas mais curtas estão alimentando o otimismo nos negócios.
O evento e as políticas para impulsionar as compras offshore duty-free "demonstram uma vez mais a determinação da China em se abrir mais ao mundo para compartilhar oportunidades de desenvolvimento", disse o responsável pelas operações da marca na China, Kentaro Fujiwara.
Os destaques incluem a introdução da “Vital Proteins”, uma marca da Nestlé Health Science caracterizada pela oferta de alimentos saudáveis e nutritivos, bem como a Nestlé International Travel Retail, uma unidade de negócios que fornece produtos exclusivos para varejistas do setor de viagens, com atividade em aeroportos e em navios de cruzeiro.
A construção do Porto de Livre Comércio de Hainan representa "um passo grande e significativo" na China para avançar ainda mais na abertura, pois ajuda a facilitar os negócios e a captura de oportunidades de varejo de viagem, disse Fabrice Megarbane, presidente e CEO da L'Oreal North Asia Zone da L'Oreal China.
"É uma oportunidade fantástica de responder às necessidades dos consumidores por produtos premium e nós, como empresa, podemos interagir com eles", disse Megarbane, cuja empresa lançou vários pacotes duty-free exclusivos de Hainan sob várias marcas.
No ano passado, a China aumentou o limite anual de isenções de custos de importação para 100.000 yuans (US $ 15.548) para cada viajante que sai da ilha tropical. Esta política encoraja os viajantes de Hainan a consumir mais.
Os gastos com isenção de impostos dobraram em Hainan no ano passado, em comparação com o nível pré-pandemia em 2019, segundo as autoridades alfandegárias. No primeiro trimestre deste ano, as vendas isentas de impostos em Hainan atingiram 15 bilhões de yuans, e uma trajetória de crescimento dever-se-á prolongar até o final do ano.
"Não vejo o salto nos números como uma demanda 'reprimida' após a Covid-19, pois a China parece já ter superado essa fase (pós-bloqueio)", disse Denis Cheng, líder das indústrias de consumo na consultoria EY China. "Os bens de luxo parecem ser os veículos mais importantes para impulsionar os gastos locais".
A busca por um consumo de qualidade não se limita apenas a bens físicos, mas a experiências premium e exclusivas. O Fosun Tourism Group, que opera a marca de hospitalidade de luxo Atlantis, viu as receitas da marca aumentarem 36 por cento face ao ano anterior no segundo semestre de 2020.
"Turismo e compras são inseparáveis e se reforçam mutuamente", disse Qian Jiannong, presidente e CEO do Fosun Tourism Group. "Nossa história de sucesso é a melhor demonstração de que a demanda por ofertas mais sofisticadas supera a média da indústria. É claro que o modelo duty-free consegue transferir gastos do exterior para o mercado doméstico", disse Qian.
Carol Luk, gerente de desenvolvimento de negócios na China da DFS, varejista global de viagens de luxo, partilha dessa opinião.
"Acreditamos que os clientes desejam experiências diferentes, ver mais marcas de moda sofisticadas e explorar um atendimento ao cliente mais seleto, por isso, acaba por ser uma combinação de fatores", disse Luk, acrescentando que a DFS pretende construir quatro novas lojas duty-free em Hainan nos próximos três a cinco anos.
Fonte: Diário do Povo Online
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