O Muro das Lamentações é o segundo local mais sagrado do judaísmo, atrás somente do Santo dos Santos, no Monte do Templo.
O muro foi erguido por Herodes, o Grande. É a parte que restou de um muro de arrimo que servia de sustentação para uma das paredes do edifício principal. Desta forma, ele não integrava o Templo que foi destruído pelo general Tito, imperador romano do ano de 70.
É muito visitado pelos judeus peregrinos e turistas de todo o planeta, que aqui vêm para orar e deixar seus desejos por escrito.
Esta seção especial da parede tem apenas 57 metros, mas o muro inteiro se estende por mais de 488 metros, grande parte inacessível e escondida dentro de uma área residencial de Jerusalém.
O Judaísmo e o Santo dos Santos
O Muro das Lamentações, ou Muro Ocidental, é uma construção remanescente do monte em que o Templo Sagrado se encontrava e onde estava o Santo dos Santos — o local mais sagrado para o judaísmo. Os judeus acreditam que essa é a localização da pedra fundamental de onde o mundo foi criado, e onde Abraão se preparou para sacrificar seu filho Isaque.
Hoje, o Muro das Lamentações é o lugar mais próximo em que os judeus podem rezar ao Santo dos Santos, que eles acreditam ser no Domo da Rocha. O local é gerido por um rabino e todos os anos acolhe milhões de visitantes. Judeus de todo o mundo visitam este lugar para fazer suas preces e se conectar com seu povo.
Um lugar sagrado
Mais de dois mil anos depois, o Muro Ocidental continua sendo um lugar sagrado para os judeus, que chegam de todas as partes do mundo para orar, pedir a chegada do Messias, o retorno dos exilados, a reconstrução do templo, entre outros pedidos.
Existe uma grande cerca que separa as duas zonas de oração do muro: uma dedicada às mulheres e outra aos homens. A oração dos homens costuma chamar mais à atenção, eles cantam os salmos em voz alta, formam coros e balançam a cabeça freneticamente em frente ao muro. Desde 2013, as mulheres podem orar em voz alta e utilizar os mesmo símbolos religiosos que os homens.
Nas duas zonas do Muro das Lamentações há estantes com exemplares da Torá para que todos os que queiram possam rezar, além de várias cadeiras de plástico para se sentar em frente ao muro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário