Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Alguns mercados de Bangkok mas que vale a pena comprar neles

Bangkok, a capital da Tailândia, tem tudo o que um turista pode querer: custo de vida baixo, incontáveis atrações turísticas, templos religiosos deslumbrantes, vida noturna agitada e vários mercados de rua. Entre populares, luxuosos, flutuantes e noturnos, os mercados de Bangkok merecem um roteiro a parte. Alguns são bem turísticos, outros ainda quase que exclusivamente frequentado pela população local, mas todos guardam muito da culinária e da cultura tailandesa. Veja o que vale a pena comprar lá e trazer para o Brasil e fique por dentro dos itens proibidos.


Khao San Road

Khao San Road, a rua de Bangkok que não dorme.

A das compras em Bangkok. Ali é possível encontrar um pouco de tudo. De tudo mesmo.
Se precisar de uma calça para ir ao templo, vai achar lá. Camisas, biquínis, vestidos, bermudas, chapéus, pulseiras e braceletes, short de muay thai, sandálias, bolsas, mochilas, mala com ou sem rodinhas, pashiminas, ternos sob medida, tapetes de meditação, quadros, desenhos, artigos para casa, produtos de beleza, além de comidas exóticas, estúdios da tatuagem, passeios de tuk-tuk, enfim, de tudo! 


Chatuchak Weekend Market


Assim como a Khao San Road, no Chatuchak Market a variedade de produtos é infinita. O mercado é um dos maiores do mundo e ocupa uma área de cerca de 109m², com mais de 8 mil barracas. Logo na entrada o visitante recebe um mapa, o que facilita muito o passeio por lá. Dividido em 27 seções, o Chatuchak tem preços ótimos para a compra de lembrancinhas, roupas e objetos de decoração, mais baratos que na Khao San Road. Por lá também tem uma seção de comidas para quando a fome bater. 

Horário de funcionamento: O Chatuchak só funciona aos sábados e domingos, das 6h às 18h.

Pratunam Market


Outro lugar bom para barganhar e comprar coisas baratas é o Pratunam Market. Localizado próximo à estação Kamphaeng Phet, o mercado está espalhado por dezenas de vielas e vende de tudo, principalmente roupas. De réplicas à marcas de luxo, é possível encontrar todo o tipo de roupa no Pratunam, das mais caras até as incrivelmente baratas. Como todo bom mercado de rua, o lugar atrai muita gente, então é sempre bom ter cuidado com mochilas, bolsas e carteiras. Nunca aceite o primeiro preço e abuse da simpatia!

Horário de funcionamento: O Pratunam Market abre todos dias, 24h, mas o melhor horário para o turista é das 9h às 20h.

Maeklong Railway Market

Maeklong Railway Market, um mercado construído às margens de uma linha de trem que ainda está ativa nos arredores de Bangkok, Tailândia. Créditos: 威翰 陳 / Fonte: Flickr


Quando a gente pensa que não falta mais nada, Bangkok nos surpreende com um mercado feito em cima dos trilhos do trem. Na verdade, ele acontece em Maeklong, a 80 km da capital, mas tá valendo. Aí você vai pra lá achando que a linha foi desativada e que por isso os feirantes ocupam aquele lugar, mas NÃO! O trem ainda passa lá, os caras juntam as coisas num canto rapidinho e depois tudo volta ao normal em questão de segundos.  Dá para curtir a feira vendo essa loucura toda e depois pegar o trem para ver tudo em outra perspectiva. 


Dica importante! Mesmo com as mercadorias espalhadas pela linha do trem, não saia “pulando” os recipientes. Isso é muito mal visto pelos tailandeses e você acabará sendo xingado. Desvie dos objetos e peça licença.

Mercados flutuantes de Bangkok

Bangkok conta com dezenas de marcados flutuantes em sua zona metropolitana. Créditos: Yeoh Thean Kheng / Fonte: Flickr


Bangkok é a cidade dos mercados flutuantes. Alguns principais: Damnoen Saduak, Amphawa Floating Market, Khlong Lat Mayom, Taling Chan e Tha Kha. Muita gente só conhece o primeiro, Damnoen Saduak. Ali você não encontra nenhum morador local fazendo compras e os motivos são óbvios, Escolha qualquer outro, mas o Damnoen Saduak não é necessário!


O Amphawa Floating Market é o segundo mercado flutuante mais popular de Bangkok. Perde em tamanho para o Damnoem Saduak, mas ganha em autenticidade. Esse também fica lotado, mas ali já é possível encontrar alguns moradores locais. O Amphawa funciona às sextas, sábados e domingo, das 8h às 21h.


Khlong Lat Mayom fica a 20km de Bangkok, e é um mercado bem interessante, com uma parte flutuante e outra fixa. 


Em geral, os tailandeses vão ao Khlong Lat Mayom para comprar hortaliças e flores. Tem comida para todo lado. Como é tudo muito barato, não há nada de errado em sair comendo um espetinho aqui, um peixinho ali, uma massa acolá, acompanhada de uma bebida e de um docinho depois. Melhor ainda se você for com alguém para dividir as porções maiores. Não deixe de fazer o passeio de barco pelos canais.  

É bom lembrar que esse mercado só funciona aos sábados e domingos, das 9h às 18h.

Taling Chan, que é o mercado favorito dos tailandeses, talvez porque seja o mais próximo do centro da cidade. É bom chegar cedo, pois na hora do almoço o mercado fica lotado! 
Também só abre aos finais de semana, das 8h às 17h.

O que é proibido trazer da Tailândia

Frutas, sementes, grãos e carnes não podem viajar na mala de jeito nenhum e você poderá pagar uma multa estratosférica se alguma dessas coisas for encontrada na sua bagagem. 

Fonte: viajeibonito.com.br /Fotos: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário