Saiko Iyashi-no-Sato Nenba (西湖いやしの里根場) é um tranquilo e charmoso vilarejo encravado entre as montanhas na Prefeitura de Yamanashi. Composto por tradicionais casas com telhado de colmo no estilo kabuto-zukuri, Iyashi-no-Sato, também conhecida como a “Aldeia Tranquilizadora” ou “Vila da Cura”, retrata cenários de um antigo Japão.
Situado no local de uma antiga vila agrícola nas margens ocidentais do Lago Saiko (um dos 5 Lagos do Fuji) em 1966, após um intenso tufão, o vilarejo foi quase completamente destruído por um deslizamento de terra. Hoje, reconstruído, Iyashi-no-Sato foi reaberto como um museu ao ar livre com lojas, restaurantes, museus e galerias. A encantadora vila oferece a seus visitantes uma deliciosa experiência de volta ao passado destacando a tradicional cultura nipônica. Um mágico passeio que, como bônus, ainda apresenta incrível vistas para o Monte Fuji, um dos maiores ícones da Terra do Sol Nascente.
Iyashino-Sato Nenba: Um passeio pelo velho Japão
A antiga vila, até ser devastada pelo tufão em 1966, preservava seu estilo rústico com as velhas casas cobertas com telhados de palha no estilo “Kabuto-zukuri”, semelhante aos antigos capacetes usados pelos guerreiros samurais. O vilarejo agrícola foi também um importante produtor de carvão vegetal, sendo por muito tempo a principal indústria da região de Nenba.
Hoje, quarenta anos depois, a área restaurada apresenta aproximadamente 22 tradicionais edificações que abrigam o comércio e garantem o turismo local. Muitos dos cenários datam do Período Showa (1926-1989). Rebatizada, o atual nome do vilarejo “Saiko Iyashino-Sato Nenba” nasceu em 2006.
Atmosfera bucólica do antigo vilarejo
Atualmente, Iyashi-no-Sato conserva sua atmosfera bucólica oferecendo muitos, restaurantes, casas de chá, museus, galerias e lojas, na aldeia, pode-se ver e comprar diferentes produtos e artesanatos locais. Muitas das lojas são especializadas em artesanato tradicional, como cerâmica, incenso ou tecelagem e, algumas, oferecem ainda oficinas práticas, possibilitando uma imersão cultural a seus visitantes – muitas lojas possibilitam experienciar vestir o tradicional kimono, ou ainda, uma antiga armadura samurai ou, se preferir, aprender preparar o “soba” (macarrão japonês à base de farinha de trigo sarraceno), até as antigas técnicas da confecção do delicado papel “washi”.
No local, o visitante também encontra diversas galerias e museus, como a Watanabe House, que exibe exposições sobre o cotidiano dos agricultores que moravam na região. Há também um Museu de Controle de Erosão e Sedimentos, com documentos, dados visuais e dioramas que apresentam uma amostra das causas do deslizamento de terra que destruiu a vila e as técnicas que podem ser usadas para evitar tais desastres no futuro.
Um dos locais mais procurados é Hinomi-ya (Casa do Relógio de Fogo) que apresenta uma coleção especial de kimonos e armaduras, intitulada “Armaduras e os Períodos.” No primeiro andar do prédio está exposta a armadura do Comandante do Período de Guerra Civil, Takeda. No local, o visitante pode também vestir o tradicional kimono, assim como uma armadura samurai, além de poder tirar suas próprias fotos com o imponente Monte Fuji ao fundo.
Cenários de “Contos de fadas” nas Quatro Estações do Ano
A bucólica aldeia ganha contornos encantadores durante as quatro estações do ano. Na primavera, a estação das Cerejeiras em flor (Hanami), perfuma e colore a pequena vila; jardins e grandes árvores pincelam com cores que vão do amarelo, passando ao laranja e avermelhado durante o verão e outono nipônico (Koyo); já no inverno, a pesada neve pendente nos telhados de colmo cria uma atmosfera mágica!
Hoje, Saiko Iyashino-Sato Nenba transformou-se num requisitado destino turístico para quem busca tranquilidade, com programação distinta entre comercio, lazer e história, a preciosa aldeia oferece uma deliciosa imersão na cultura do tradicional Japão.
Fonte:cacadoresdelendas.com.br/japao/iyashi-no-sato-nenba
Nenhum comentário:
Postar um comentário