Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de março de 2014

SANÇÕES DEVEM APROXIMAR RÚSSIA E CHINA

:
Tensyao Zhao disse que a China pode apoiar economicamente a Rússia de muitas maneiras diretas e indiretas, incluindo a pressão sobre os EUA para exigir o pagamento imediato de uma parte da grande dívida de 1,4 trilhões de dólares que Tio Sam tem com Pequim” - disse o especialista, para quem a Rússia e a China, além do Brasil e da India, têm há bastante tempo, muita vontade de retirar do dólar o status de moeda de reserva e de base para transações comerciais. 

Assim, os EUA podem também perder a sua posição econômica na Eurásia, porque a China e a Rússia já são os principais parceiros econômicos da União Europeia. 
Se a China aumentar o comércio com a Rússia isso pode servir também para reforçar a cooperação no campo da tecnologia da informação e da cooperação militar. Além de estratégico, do ponto de vista geopolítico isso seria mutuamente benéfico, já que os dois países não têm problemas e há uma forte confiança mútua, construída ao longo de décadas ao enfrentar o mesmo adversário. Antes no terreno político e militar, mas agora também no terreno econômico."
Tensyao Zhao notou ainda que no passado, as boas relações entre a China e os EUA ofuscaram a concorrência da Rússia em direções diferentes na região da Ásia Oriental, mas que com as sanções novamente a Rússia poderá estender seus contatos na região através da China.

Fonte - Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário