Digite aqui o assunto que busca

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

China tem os seus guardiões de pedra nas portas

Todos sabem que a China tem seus ícones na arquitetura, como os telhados protegidos por animais, as lanternas, as portas imponentes e também os leões que protegem as entradas das casas, estabelecimentos comerciais, condomínios, portais de parques e qualquer outra coisa que seja identificada como entrada! Na verdade, podemos encontrá-los, mesmo fora da China, na porta de ‘Chinatowns’, restaurantes e bancos chineses.Resultado de imagem para Leões nas portas na china
A grande maioria são estátuas de leões de pedra, com sua aparência majestosa e impressionante, têm o objetivo de proteger e espantar os maus espíritos. Já que lugares guardados com esses animais, com suas bocas abertas, como se estivessem rugindo, dão um ar de imponência, o que certamente traz um sentimento de temor e respeito aos que estão prestes a entrar. Ao menos era assim que os chineses pensavam quando introduziram esses animais nas suas portas!
Na China, eles são tradicionalmente conhecidos como shi 狮 que significa “leão”, ou Shishi 石狮 , “leão de pedra”. No Ocidente, eles são mais conhecidos como “cães fu”. Termos alternativos incluem ‘leões da guarda’,’leões da guarda imperial’,’leões do templo’.
Os leões são feitos principalmente de pedra, mas também há os de bronze. Hoje em dia, podemos achar leões de cerâmica, concreto, madeira e até fibra de vidro. Tempos modernos…Resultado de imagem para cidade proibida na china
Mas… na China existiam leões, na antiguidade?
Não, os leões não são nativos da China. Sabemos que são da África, Índia e América do Sul. Acredita-se que eles foram trazidos para a China da Ásia Ocidental, como presentes para o imperador na dinastia Han (25 dC – 220 dC), o que causou uma grande sensação entre os chineses. Desde então, os leões ganharam popularidade na China e assumiram o status de “animais auspiciosos” (ruishou 瑞兽).
De onde surgiu essa tradição?
Os primeiros leões de pedra foram esculpidos no início da dinastia Han, na mesma época da introdução do budismo na China antiga. Segundo a lenda, Sakyamuni, fundador do budismo, foi visto após o nascimento apontando para o céu com uma mão, para a Terra com a outra e rugindo como um leão.
Resultado de imagem para cidade proibida na china
Tradicionalmente, as estátuas de leões guardiões ficavam na frente de palácios imperiais, túmulos imperiais, escritórios governamentais, templos budistas, e casas dos ricos. O costume de usar leões de pedra como figuras da guarda, para decorar as portas da frente das casas comuns, foi introduzido após as dinastias Tang e Song.
Na fé budista, o leão é considerado como um animal divino de nobreza e dignidade, que pode proteger a verdade e afastar os males.
Devido aos seus benefícios, que presumem ser de proteção, leões de pedra são feitos para serem colocados no portão de edifícios a fim de manter um olho em quem entra nele, afastando o shaqi 煞气 – espíritos malignos e convidando a boa sorte a entrar.
Aos pares
Resultado de imagem para guardioes de pedra na chinaLeões de pedra são normalmente concebidos em pares, que consiste de um macho e uma fêmea, com o leão macho à esquerda e a fêmea à direita refletindo a filosofia chinesa de Yin e Yang.
Normalmente, o leão macho descansa sua pata em uma bola, representando o mundo, e a fêmea  acaricia um filhote brincalhão que está em sua volta. Diz-se também, que a bola simboliza a unidade do império, e o filhote a descendência próspera. Ambos os significados são muito pertinentes a cultura imperial chinesa.
Onde e como colocar os leões de pedra na porta
Quando leões de pedra são usados fora de uma porta de entrada, a colocação mais auspiciosa, de acordo com feng shui é com o macho à esquerda e a fêmea à direita, com as costas para a porta.
Se eles estão colocados no interior de uma casa ou um escritório, os rostos dos leões de pedra devem estar voltados para fora. E evite colocá-los no chão, é melhor em pequenos pedestais.
Resultado de imagem para Lions of Tiananmen SquareComo eles são exibidos em pares por padrão, segundo os chineses, colocar apenas um vai trazer má sorte. 
Os leões de pedra mais famosos na China, estão na Tiananmen Square 天安门 – Praça da Paz Celestial, na entrada da Cidade Proibida.
Fonte: China na Minha Vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário