Digite aqui o assunto que busca

quinta-feira, 27 de junho de 2013

China encerra sua mais longa missão espacial tripulada com sucesso

A nave Shenzhou 10 chegou à Terra nesta quarta-feira, após 15 dias em órbita

Fonte: Revista Veja em 26.06.2013
Astronautas Zhang Xiaoguang, Nie Haisheng e Wang Yaping saudam depois de voltar à Terra na cápsula da nave espacial Shenzhou-10 na  região autônoma da Mongólia, norte da China, após missão de 15 dias em que atracou com um laboratório espacial tripulado

Astronautas Zhang Xiaoguang, Nie Haisheng e Wang Yaping chegam à Terra na cápsula da nave espacial Shenzhou 10 (Stringer/Reuters )

A quinta e mais longa missão espacial tripulada da China, lançada no dia 11 de junho, retornou à Terra com sucesso nesta quarta-feira, após completar operações de acoplamento manual no laboratório espacial Tiangong 1 (Palácio celestial). A nave Shenzhou 10 (Nave divina), com os astronautas chineses, chegou à Terra às 8h07 do horário local (23h07 de Brasília da terça-feira), em Siziwang, na Mongólia Interior (região autônoma da China).
Conquista do espaço – Durante a viagem, os astronautas fizeram os primeiros reparos no Tiangong 1, mas o aparelho deve encerrar suas atividades em breve. O país asiático pretende enviar ao espaço em 2015 um novo laboratório, mais avançado, antes de desenvolver a primeira estação espacial permanente da China, prevista para 2020.
Desde a sua primeira missão tripulada em 2003, a China enviou dez astronautas e seis naves para o espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário