Digite aqui o assunto que busca

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Documentos antigos chineses recebem reconhecimento documental da UNESCO

Fonte: Embaixada da Rep. Popular da China no Brasil

Beijing, 21 jun (Xinhua) -- Arquivos oficiais chineses relacionados com o Tibet na Dinastia Yuan (1271-1368) e documentos sobre serviços financeiros e mensageiros antigos, operados entre chineses no exterior e seus parentes no país receberam um importante reconhecimento da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Uma reunião do Comitê Consultivo Internacional sobre a "Memória do Registro Mundial" decidiu incluir esses dois conjuntos de documentos no registro, diz uma declaração divulgada nesta sexta-feira pela Administração Estatal de Arquivos da China.
A reunião ocorreu de 18 a 21 de junho na Cidade Metropolitana de Gwangju, República da Coreia.
A "Memória do Registro Mundial" inclui os patrimônios documentais reconhecidos como significativos globalmente e que têm valores universais destacados.
Os documentos mostram como finanças e mensagens foram trocadas entre chineses no exterior e seus parentes em casa, sendo guardados e recomendados à UNESCO pelos departamentos de arquivos das províncias de Guangdong e Fujian, das quais os primeiros grupos de chineses no exterior eram originários.
Com esse reconhecimento, a China agora tem nove peças de patrimônios documentais incluídos na "Memória do Registro Mundial", entre os quais "Compêndio de Matéria Médica", clássico da medicação chinesa, e "Cânons de Medicina Interna do Imperador Amarelo", o mais antigo clássico chinês sobre medicina.
No âmbito mundial, 299 patrimônios documentais de 100 países foram incluídos no registro, segundo a declaração

Nenhum comentário:

Postar um comentário