Digite aqui o assunto que busca

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Presidente chinês fala a astronautas que estão em órbita e promete passo maior na exploração espacial

Fonte: Embaixada da Rep. Popular da China no Brasil
Beijing, 24 jun/2013 (Xinhua) -- O presidente Xi Jinping disse, durante conversa nesta segunda-feira com os astronautas que estão a bordo do módulo espacial Tiangong-1, que o povo chinês tomará um passo maior na exploração do espaço.
"O sonho espacial faz parte do sonho de deixar a China mais forte. Com o desenvolvimento dos programas espaciais, o povo chinês dará um passo maior para explorar mais o espaço", afirmou Xi durante a videoconferência, no Centro de Controle de Aeroespaço de Beijing.
O presidente parabenizou os três astronautas, que iniciaram a viagem ao espaço em 11 de junho.
"Vocês trabalharam e viveram no espaço por 13 dias. Todos nos preocupamos muito com vocês", disse Xi aos astronautas Nie Haisheng, Zhang Xiaoguang e Wang Yaping.
Nie, chefe da tripulação, respondeu que estavam passando bem e trabalhavam conforme planejado.
"Estamos muito orgulhosos por contribuir para realizar o sonho espacial da nação chinesa", exaltou Nie.
Wang, a primeira chinesa a dar aula no espaço, contou que eles descansam de sete a oito horas por dia.
Quanto à primeira aula da China no espaço, em 20 de junho, Xi disse que o acontecimento terá um papel importante de estimular o interesse de estudantes em ciência e exploração espacial.
Cerca de 60 milhões de estudantes de 80 mil escolas assistiram ao vivo à aula de 40 minutos. Ao realizar diversos experimentos, Wang fez uma exposição sobre o ambiente sem gravidade e a tensão de superfície líquida no espaço.
A missão espacial tripulada mostrou a coragem de desafiar dificuldades e explorar, espírito esse que vai inspirar a nação inteira, comentou Xi.
A conversa entre o presidente e os tripulantes arrancou aplauso dos presentes no centro de controle aeroespacial. Xi cumprimentou os funcionários em terra com aperto de mão e os parabenizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário