Digite aqui o assunto que busca

terça-feira, 25 de junho de 2013

Presidentes da China e do Brasil discutem laços bilaterais e cooperação do Brics

Fonte: Embaixada da Rep. Popular da China no Brasil
 
Beijing, 25 jun/2013 (Xinhua) -- Os presidentes da China, Xi Jinping, do Brasil, Dilma Rousseff, debateram pelo telefone a relação dos dois países, a situação financeira internacional e a cooperação do Brics, que reúnem também Rússia, Índia e África do Sul.
Xi lembrou durante a conversa, na segunda-feira, que, em março, ele e Rousseff tiveram um encontro profundo e frutífero no marco da 5ª cúpula do Brics na África do Sul e alcançaram amplos consensos sobre a cooperação amistosa bilateral em várias áreas.
O presidente chinês se disse confiante de que a abrangente parceria estratégica entre a China e o Brasil crescerá graças aos esforços dos dois lados.
Ao ressaltar que alguns elementos novos e complexos apareceram no mercado financeiro internacional, Xi disse que os países do Brics devem prestar grande atenção aos acontecimentos relevantes, promover a comunicação e a cooperação na área financeira e acelerar a construção de uma rede de segurança financeira.
Sugeriu também que os países do Brics estimulassem a comunidade internacional a coordenar políticas macroeconômicas, cumprir compromissos feitos nas cúpulas do G20, garantir a estabilidade financeira internacional, lutar contra o protecionismo e promover o desenvolvimento sustentável da economia mundial.
Rousseff concordou com Xi e disse que o Brasil presta grande atenção à abrangente parceria estratégica com a China.
O Brasil, segundo a presidente, quer tornar as relações bilaterais com a China mais frutíferas.
Rousseff mostrou a visão dela sobre a atual situação financeira internacional e disse que o Brasil está disposto a ter estreita comunicação e coordenação com a China e outros países do Brics nesta área, a fim de enfrentar conjuntamente os desafios e salvaguardar os interesses em comum.
Os dois presidentes também trocaram ideias sobre uma maior cooperação bilateral em energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário