Digite aqui o assunto que busca

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Sokan Kato Young, explica "O que é o SONHO CHINÊS"

Desde que foi apontado como o próximo líder da China,  Xi Jinping vem exaustivamente divulgando o “Sonho Chinês” pelos quatro cantos do mundo e através da mídia. A mensagem é uma versão exacerbada e mais nacionalista da campanha de seu antecessor, Hu Jintao, que falava em “sociedade harmônica”.
O “Sonho Chinês” de Xi tem olhos no internacional e pés no local e é baseado em cinco pilares:
  1. Aumento do poderio militar
  2. Melhora das condições de vida
  3. Prosperidade
  4. Construção de uma sociedade melhor
  5. Rejuvenescimento nacional
Durante sua administração, o presidente Xi Jinping quer colocar em prática o que ele vem denominando "Sonho Chinês"
Durante sua administração o Presidente Xi Jinping quer colocar em prática o que
vem denominando "Sonho Chinês"
 Para os chineses comuns, que acordam e vão trabalhar sob céus poluídos e voltam para uma casa onde a televisão permanece ligada no discurso oficial, o sonho chinês é muito mais prático do que as divagações do Partido Comunista – é uma reposta para o aqui e o agora. Se perguntados, nove entre dez chineses dirão não ter uma ideia concreta do que é o “Sonho Chinês”.
Isso foi o que uma pesquisa feita pelo portal Tianya, o maior fórum da internet mandarim, revelou. Perguntados sobre qual era o sonho de um chinês. “Liberdade, democracia e ar puro” foram as repostas mais encontradas. Estado de Direito e respeito à Constituição aparecem logo depois, junto a questões como fim da corrupção e da emigração.
Um internauta escreveu: “Meu sonho é que, no futuro, ninguém possa me dizer sobre o que sonhar”.
Isso não quer dizer que o sonho de Xi Jinping é um sonho sonhado sozinho, e as políticas de Pequim deverão acompanhar, a todo custo, o caminho trilhado nos sonhos de seu líder para garantir que o slogan ganhe um V verde de vitória no final.

Foto: Jason Lee/AFP

Fonte: site Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário