Digite aqui o assunto que busca

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Fórum de Macau promove cooperação entre China e países de língua portuguesa

O Fórum de Macau serve como uma ponte e deu sugestões para os rumos da cooperação bilateral entre a China e os países de língua portuguesa, indicou o conselheiro da embaixada de Cabo Verde na China, Jorge Silva, no Seminário do 10º Aniversário do Fórum de Macau, realizado hoje em Beijing.

 Quando se quer conhecer um país, deve-se conhecer primeiramente sua cultura. É importante para a China não apenas conhecer os países de língua portuguesa como um conjunto, mas também de maneira exclusiva a cada nação, disse.

A fundadora do Clube do Livro Brasil-China, Lígia Liu, que também trabalhou na embaixada do Brasil na China por 11 anos, afirmou que o Fórum de Macau é uma plataforma para os povos se conhecerem e entenderem melhor. A China e o Brasil, não apenas podem encontrar pontos comuns do outro lado, mas também aprender com as vantagens um do outro. "Por exemplo, eu tenho uma maçã, ele tem uma pêra, se nos comunicarmos e reunirmos, podemos fazer uma salada", acrescentou.

Clara Oliveira, professora de língua portuguesa de uma universidade em Beijing, comentou que, em 1999, quando o governo chinês retomou o exercício da soberania sobre Macau, havia apenas duas universidades com curso de português, porém atualmente, 18 universidades abriram cursos de português apenas na parte continental da China, o que mostra uma grande mudança da demanda dos chineses por conhecimentos de língua portuguesa.

Fonte: Agência Xinhua em 25/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário