O governador do Estado de Minas Gerais, no Brasil, Antônio Anastasia, deu uma palestra nesta terça-feira para alunos da Universidade Internacional de Negócios e Economia da China. O evento abriu o último dia de sua visita oficial ao país asiático.
Anastasia apresentou aos estudantes números relativos ao segundo maior Estado brasileiro em termos de população e o terceiro maior em relação ao PIB. Em 2013, Minas Gerais teve o maior saldo positivo na balança comercial entre as unidades federativas do Brasil. O governador fez questão de destacar que os negócios com a China, maior parceira do Estado, foram fundamentais para este resultado. Na segunda parte de sua apresentação, Antônio Anastasia falou sobre gestão pública. Ele destacou as políticas do Estado para educação, investimentos, exportações e infraestrutura. Neste último quesito, o governador ressaltou que as instalações logísticas da China o deixaram impressionado, principalmente a moderna rede ferroviária.
Em sua viagem de dez dias, Antônio Anastasia visitou a fábrica da montadora Geely Motors, nas proximidades de Xangai, os parques industriais de Nanjing e Suzhou, e se encontrou com empresários e líderes chineses. Na província de Jiangsu renovou o Acordo de Irmandade, firmado em 1996.
Após a palestra, o governador de Minas Gerais atendeu à reportagem da Rádio Internacional da China. Antônio Anastasia fez uma avaliação e falou do objetivo de sua missão.
"Nossa missão é divulgar o Estado, mostrar as potencialidades e as oportunidades que eventualmente têm os empresários, quais são os benefícios que podemos conceder. Já temos lá agora uma grande empresa chinesa se instalando que é a XCMG, a maior companhia de equipamentos de construção, que se inaugura em Pouso Alegre nos próximos meses. Então isso certamente será um bom cartão de visitas para a vinda de novas empresas chinesas no Estado."
Fonte: CRIOnline
Nenhum comentário:
Postar um comentário