Digite aqui o assunto que busca

quinta-feira, 13 de março de 2014

Premiê chinês diz que meta para o PIB em 2014 é flexível

Beijing, 13 mar (Xinhua) -- O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, disse nesta quinta-feira que há uma flexibilidade na meta do governo de crescimento econômico ao redor de 7,5% em 2014 e destacou a importância de criar empregos suficientes para a população. 

"Não estamos preocupados com o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). O crescimento que queremos é aquele que leve benefícios verdadeiros ao povo, ajude a elevar a qualidade e a eficiência do desenvolvimento econômico e contribua para a conservação de energia e proteção ambiental", enfatizou Li ao responder qual a menor taxa de crescimento o governo toleraria. 

Li fez a declaração depois que o governo anunciou na semana passada esperar também para 2014 um crescimento ao redor de 7,5%. 

Li também prometeu manter a inflação em cerca de 3,5% e criar mais 10 milhões de empregos urbanos para garantir que o índice de desemprego urbano registrado se mantenha menor ou igual a 4,6%. 

A economia chinesa cresceu 7,7% no ano passado, bem acima da meta governamental, mas uma série de dados que apontaram para atividades de manufatura suavizadas nos últimos meses reiniciou as preocupações com o crescimento da segunda maior economia do mundo. 

Em resposta a essas preocupações, Li sublinhou que a economia chinesa tem "potencial e elasticidade enormes" e que o país possui capacidade e condições para manter sua operação econômica dentro da faixa adequada. 



"Por isso, precisamos encontrar um equilíbrio adequado entre todas as metas e objetivos. Isso não será fácil", afirmou. 


 
"Precisamos enfrentar as dificuldades e aproveitar as condições favoráveis. Esse é o segredo do nosso sucesso", disse Li, citando um provérbio chinês que "apenas um machado afiado pode cortar lenha"






Fonte - CRIOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário