"A Europa tem, este ano, um lugar prioritário na agenda diplomática da China", disse Wang Yi em Pequim.
Xi Jinping, que é também secretário-geral do Partido Comunista Chinês, visitará a França, Bélgica, Holanda e Alemanha.
"Cooperação é a palavra-chave nas relações entre a China e a União Europeia. China e Europa são duas importantes forças no mundo, duas grandes civilizações e dois grandes mercados", afirmou o MNE chinês.
Wang Yi falava numa conferência de imprensa organizada no âmbito da sessão anual da Assembleia Nacional Popular chinesa, que decorre com cerca de 3.000 delegados.
O ministro chinês disse que as relações sino-europeias "têm um grande potencial", nomeadamente nas áreas da ciência, tecnologia, energia e ambiente.
A visita de Xi Jinping visa ainda "acelerar as negociações para um acordo de investimento entre a China e a União Europeia", anunciado há já cerca de dois anos, "tendo em vista um futuro acordo de comércio livre", indicou Wang Yi.
"Gostaríamos de aumentar a comunicação estratégica e trabalhar juntos para promover a democracia nas relações internacionais e um mundo mais multipolar. A cooperação entre a China e a Europa tornarão o mundo mais seguro, melhor e mais equilibrado", afirmou o ministro chinês dos Negócios Estrangeiros.
Fonte: RTP Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário