Digite aqui o assunto que busca

segunda-feira, 28 de abril de 2014

A hidrovia do ouro na China - Rio Yangtse

Dica de cultura da Ana (Diretora da Chinatur)


Ficheiro:YangtzeInThreeGorges.jpgrio Yangtzé ou a hidrovia do ouro,  é o maior rio da Ásia. Percorre 6 300 quilômetros desde sua nascente, nos montes Kunlum (Qinghai e Tibete), até ao mar da China Oriental, sempre na República Popular da China. 
Sua bacia hidrográfica (de 1 800 000 a 1 942 500 km²) irriga as regiões mais férteis da China.  
A garganta Yarlung Zangboer se localiza no Yangtzé, e é a maior do mundo. É, tradicionalmente, considerado como a fronteira natural entre as regiões culturais do norte e sul da China.
Junto com o Rio Amarelo, o Yangtze é o rio mais importante da história, cultura e economia da China. O próspero Delta do Yangtze gera 20% do produto interno bruto chinês. O rio Yangtze flui através de uma grande variedade de ecossistemas e é habitat de vários animais ameaçadas de extinção, incluindo o jacaré-chinêse o esturjão-de-yangtze. Por milhares de anos, o homem tem utilizado a água do rio para a irrigação, o saneamento, o transporte, a indústria e para a guerra. A Barragem das Três Gargantas no rio Yangtze é a maior central hidroeléctrica do mundo.

O Yangtze é rodeado por áreas - industrial, metalúrgicas, energéticas, químicas, automotivas, e indústrias de alta tecnologia. Ele está desempenhando um papel cada vez mais crucial no crescimento econômico do vale. O rio é uma artéria principal do transporte para a China, que liga o interior ao litoral.
Ficheiro:Qutang Gorge on Changjiang.jpg
Uma das Tres Gargantas do Rio Yangtse
O rio é uma das mais movimentadas vias fluviais do mundo. Em 2005, 795 milhões de toneladas foram transportadas pelo rio. Existem cruzeiros entre vários dias, especialmente perto da Hidrelétrica de Três Gargantas, que está se tornando a indústria de turismo que mais cresce na China.
O rio nasce a partir de vários afluentes, dois dos quais são sua fonte. O governo chinês reconheceu a fonte do afluente fica na geleira no oeste da Serra Dangla na parte oriental do planalto tibetano. No entanto, a origem geográfica encontra-se em zonas úmidas, a 5170 metros acima do nível do mar. Esses afluentes se juntam e, em seguida, o rio vai para o leste através de Qinghai, transformando o sul em um vale profundo. No decorrer deste vale, a elevação do rio cai de 5 000 metros para menos de mil metros. 

Fonte - Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário