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segunda-feira, 6 de outubro de 2014

História da Ópera de Pequim - para quem não teve a oportunidade de assistir neste domingo (05), na TV Cultura, o documentário sobre a Escola de Música da Ópera de Pequim, a Chinatur fala um pouco sobre o documentário exibido.



HISTÓRIA DA ÓPERA DE PEQUIM
Origem da Ópera de Pequim
A Ópera de Pequim tem apenas 200 anos de história. Existiam, anteriormente, outros gêneros das óperas chinesas, como a Ópera Kun, datados desde o século XIV. Diz-se que a Ópera de Pequim teve sua origem em 1790, quando quatro companhias de óperas da Província de Anhui foram apresentar-se em Pequim, por ocasião do 80º aniversário do Imperador Qian Long. A Ópera de Pequim desenvolveu-se ao longo dos anos por meio da combinação de música e de várias outras técnicas de palco. Basicamente, a Ópera de Pequim nunca foi uma forma de arte exclusiva, sendo apreciada, desde o início, tanto pela corte imperial quanto pelas pessoas comuns. Conquistou, portanto, uma grande variedade de público, de todas as classes sociais. Inicialmente, apenas artistas masculinos eram autorizados a participar da ópera. Somente a partir de 1870 as mulheres apareceram no palco. Mesmo assim, os artistas do sexo masculino continuaram a ser mais populares nos papéis Dan (femininos).
Das casas de chá para os teatros
Originariamente, a Ópera de Pequim era apresentada em um “xiyuanzi” (jardim de teatro). Naquela época, os espectadores sentavam-se em bancos, um de frente para o outro. As apresentações eram apenas um tipo de entretenimento oferecido pela casa. O público se distribuía, até o ano de 1931, da seguinte forma: homens sentados na plateia e mulheres nas galerias ou nos balcões do teatro. Durante o período da República da China (1911-1949), os teatros foram reformados, tornando-se comparáveis aos palcos e plateias ocidentais.
SOBRE AS APRESENTAÇÕES

Peças clássicas

Algumas das peças clássicas do período Qing dificilmente poderiam ser encenadas hoje em dia. Muitas delas incluíam grande número de atos e seriam necessários anos para ensaiá-los ou mesmo dias para completar uma única apresentação. 
Hoje em dia, o público costuma ver a Ópera de Pequim em sua forma reduzida, o “zhe zi xi”, um único ato de uma peça originariamente idealizada para vários atos. É o ponto alto do drama e o público não se cansa ao assisti-lo.
As peças da Ópera de Pequim são classificadas como "peças civis” (Wenxi) e “peças marciais" (Wuxi). As peças civis têm foco nas relações entre os personagens e contam estórias de amor e de intrigas. Nelas, o papel principal das Dan(feminino) toma a maior parte da apresentação. As peças marciais desenvolvem-se geralmente focadas em ações de acrobacias e artes marciais. O jovem Sheng (o ator masculino), Jing (o cara pintada) e o Chou (o palhaço) são, via de regra, os principais personagens.

Palco e Acessórios

Na Ópera de Pequim é dado ao público um grande espaço para a imaginação.  Nas peças modernas uma cortina pintada define geralmente o cenário de fundo, dando a ideia do local onde a cena ocorre. Atores e atrizes usam, durante a apresentação, diferentes tipos de instrumentos e objetos, tais como chicotes, bandejas, armas, caixas e outros. De acordo com sua posição no palco, a forma como são apresentados e a interação entre eles, esses objetos podem representar uma variedade de coisas concretas ou conceitos abstratos. Eles são altamente simbólicos e a participação do público é sempre necessária para a compreensão da função e da presença desses adereços em diferentes situações.
Além de objetos reais e tangíveis, há também uma infinidade de adereços virtuais e instrumentos imaginários, cujas formas e funções são apenas sugeridas por meio dos movimentos encenados pelos artistas. Em "A Pulseira de Jade", por exemplo, uma moça costura um sapato de pano. O sapato é real e tangível, porém a agulha é imaginária.

Música e Orquestra

Ba Ópera de Pequim, a música não é criada por um compositor, mas tem por base um conjunto de músicas tradicionais, a orquestra da Ópera de Pequim fica ao lado direito do palco, nos bastidores, fora do alcance da vista do público.
OS PAPÉIS E A APRESENTAÇÃO

Os Papéis

Os papéis na Ópera de Pequim são diferenciados em tipos de personagens fixos: Sheng (papel masculino), Dan (papel feminino), Jing (cara pintada) e Chou (palhaço). 
Na Ópera de Pequim, sheng 生 é o principal papel masculino, Por exemplo, olaosheng é papel digno de um personagem idoso, gentil e culto. Personagens masculinos jovens como xiaosheng cantam em voz alta e estridente, com pausas ocasionais. O wusheng é um personagem para os papéis que envolvam luta (altamente treinado em acrobacias e que canta com voz natural).

Dan desempenha papel feminino. Compreende originariamente cinco subtipos: a mulher mais velha (laodan), a mulher marcial (wudan), a jovem guerreira (daomadan), a mulher virtuosa e da elite(qingyi) e a mulher esperta, vívida, solteira (huadan). Um grupo tem uma Dan jovem para desempenhar papéis principais e uma Dan mais velha para papéis secundários.

O Jing é um papel masculino com a cara pintada. Dependendo do repertório, ele vai apresentar tanto papéis primários como secundários.Jing implica um personagem forte, de voz vigorosa e capaz de exagerar nos gestos. 


Chou 丑 é o papel de palhaço masculino. Normalmente, ele desempenha papéis secundários em um elenco.   Um personagem Chou é geralmente divertido, simpático e um pouco tolo. Seus trajes variam: simples para os personagens de menor status e bem elaborados para personagens de status elevado.

Maquiagem & Figurino

A riqueza de cores e a máscara da maquiagem dos figurinos são, provavelmente, as características mais surpreendentes da Ópera de Pequim. Cada personagem tem sua máscara própria e cada figurino fornece informações fundamentais sobre o perfil dos personagens.
As máscaras dos papéis Dan e Sheng são consideradas, às vezes, como "maquiagem de embelezamento” (junban), sendo relativamente simples.
As máscaras dos personagens de Jing e Chou são muito mais complexas. 
O rosto de Jing pode ser diferenciado pelas cores: vermelho indica honestidade e lealdade; preto qualifica o caráter áspero e franco; azul significa bravura e orgulho; branco traduz traição. Existem 26 tipos de sobrancelhas: as serrilhadas, em forma de ovo, de borboleta, de folha de salgueiro, de morcego, de espada e muitos outros.
As máscaras de Jingsão frequentemente pintadas com pincel, mas podem ser aplicadas também à mão. O maquiador deve considerar a forma do rosto do ator ou atriz, com exceção dos muito famosos e respeitados, que possuem maquiadores próprios. Os bons artistas, em geral, fazem a sua própria maquiagem.
Os principais figurinos podem ser divididos em quatro grupos principaisMang, um robe próprio da corte, usado ​​apenas por membros da família imperial, primeiros-ministros ou generais; Pei, usado por membros da nobreza ou pessoas de classe alta; Kao, uma espécie de armadura, usada por guerreiros; Zhezi, roupa casual de personagens da classe média e pessoas comuns. Os demais são qualificados como Yi, (roupa). Além dos trajes, há os sapatos e os acessórios elaborados e coloridos, como coroas, capacetes, chapéus, bonés, penteados, cintos e outros. 
Cao Cao,o grande guerreiro da obra clássica “Os Tres Reinos” (DC 220-280) usa trajes de Mang.



Sun Shangxiang, mulher guerreira hábil e mortal, irmã do soberano do Reino Wu (AD 182-252), usa um kao.



Xiao Qiao, a devota esposa do general Zhou Yu (AD 175-210), leal aos governantes do Reino Wu, usa um Pei





Xu Xianum humilde e sábio que se enamora da legendária Serpente Branca, usa um zhezi.





Habilidades e treinamento

A Ópera de Pequim e as óperas ocidentais diferem entre si em muitos aspectos. Uma das principais diferenças reside no domínio das habilidades e, consequentemente, na sua formação. O artista da Ópera de Pequim deve ser bem versado em canto, declamação, atuação e acrobacias.
O Canto. No Ocidente, a música vocal compreende os tons de tenor, barítono, baixo, soprano, mezzo-soprano e contralto.
Declamação. A declamação conta uma estória, enquanto o canto é mais utilizado para expressar emoções. O objetivo é nunca reproduzir a fala normal e realista.
Acrobacias. As acrobacias representam as ações da Ópera de Pequim mais apreciadas pelos ocidentais.
Hoje, assim como no século passado, os artistas são treinados, primeiro em acrobacias; em seguida, em canto e atuação. Escolas modernas ensinam a arte de interpretar, bem como alguma teoria. A educação de um artista pode acontecer também por meio de aulas particulares. O professor avalia os alunos e atribui-lhes os papéis de personagens primários, secundários, terciários ou de acordo com o seu talento. Estudantes promissores atuam como personagens principais, enquanto os alunos dotados de menor talento ou rendimento podem atuar como músicos.
"Um minuto no palco, significa 10 anos de trabalho"
Consulte a CHINATUR para roteiros que incluem a ÓPERA DE PEQUIM, através do site:   www.chinatur.com.br


Fonte: Internet (Tradutor: Andrea Martins, Jayme Martins, Ricardo Alves)


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