HISTÓRIA DA ÓPERA DE PEQUIM
Origem da Ópera de Pequim
A Ópera de Pequim tem apenas 200 anos de história. Existiam, anteriormente, outros gêneros das óperas chinesas, como a Ópera Kun, datados desde o século XIV. Diz-se que a Ópera de Pequim teve sua origem em 1790, quando quatro companhias de óperas da Província de Anhui foram apresentar-se em Pequim, por ocasião do 80º aniversário do Imperador Qian Long. A Ópera de Pequim desenvolveu-se ao longo dos anos por meio da combinação de música e de várias outras técnicas de palco. Basicamente, a Ópera de Pequim nunca foi uma forma de arte exclusiva, sendo apreciada, desde o início, tanto pela corte imperial quanto pelas pessoas comuns. Conquistou, portanto, uma grande variedade de público, de todas as classes sociais. Inicialmente, apenas artistas masculinos eram autorizados a participar da ópera. Somente a partir de 1870 as mulheres apareceram no palco. Mesmo assim, os artistas do sexo masculino continuaram a ser mais populares nos papéis Dan (femininos).
Das casas de chá para os teatros
Originariamente, a Ópera de Pequim era apresentada em um “xiyuanzi” (jardim de teatro). Naquela época, os espectadores sentavam-se em bancos, um de frente para o outro. As apresentações eram apenas um tipo de entretenimento oferecido pela casa. O público se distribuía, até o ano de 1931, da seguinte forma: homens sentados na plateia e mulheres nas galerias ou nos balcões do teatro. Durante o período da República da China (1911-1949), os teatros foram reformados, tornando-se comparáveis aos palcos e plateias ocidentais.
SOBRE AS APRESENTAÇÕES
Peças clássicas
Algumas das peças clássicas do período Qing dificilmente poderiam ser encenadas hoje em dia. Muitas delas incluíam grande número de atos e seriam necessários anos para ensaiá-los ou mesmo dias para completar uma única apresentação.
Hoje em dia, o público costuma ver a Ópera de Pequim em sua forma reduzida, o “zhe zi xi”, um único ato de uma peça originariamente idealizada para vários atos. É o ponto alto do drama e o público não se cansa ao assisti-lo.
As peças da Ópera de Pequim são classificadas como "peças civis” (Wenxi) e “peças marciais" (Wuxi). As peças civis têm foco nas relações entre os personagens e contam estórias de amor e de intrigas. Nelas, o papel principal das Dan(feminino) toma a maior parte da apresentação. As peças marciais desenvolvem-se geralmente focadas em ações de acrobacias e artes marciais. O jovem Sheng (o ator masculino), o Jing (o cara pintada) e o Chou (o palhaço) são, via de regra, os principais personagens.
Palco e Acessórios
Na Ópera de Pequim é dado ao público um grande espaço para a imaginação. Nas peças modernas uma cortina pintada define geralmente o cenário de fundo, dando a ideia do local onde a cena ocorre. Atores e atrizes usam, durante a apresentação, diferentes tipos de instrumentos e objetos, tais como chicotes, bandejas, armas, caixas e outros. De acordo com sua posição no palco, a forma como são apresentados e a interação entre eles, esses objetos podem representar uma variedade de coisas concretas ou conceitos abstratos. Eles são altamente simbólicos e a participação do público é sempre necessária para a compreensão da função e da presença desses adereços em diferentes situações.
Além de objetos reais e tangíveis, há também uma infinidade de adereços virtuais e instrumentos imaginários, cujas formas e funções são apenas sugeridas por meio dos movimentos encenados pelos artistas. Em "A Pulseira de Jade", por exemplo, uma moça costura um sapato de pano. O sapato é real e tangível, porém a agulha é imaginária.
Música e Orquestra
Ba Ópera de Pequim, a música não é criada por um compositor, mas tem por base um conjunto de músicas tradicionais, a orquestra da Ópera de Pequim fica ao lado direito do palco, nos bastidores, fora do alcance da vista do público.
OS PAPÉIS E A APRESENTAÇÃO
Os Papéis
Os papéis na Ópera de Pequim são diferenciados em tipos de personagens fixos: Sheng (papel masculino), Dan (papel feminino), Jing (cara pintada) e Chou (palhaço).
Na Ópera de Pequim, o sheng 生 é o principal papel masculino, Por exemplo, olaosheng é papel digno de um personagem idoso, gentil e culto. Personagens masculinos jovens como xiaosheng cantam em voz alta e estridente, com pausas ocasionais. O wusheng é um personagem para os papéis que envolvam luta (altamente treinado em acrobacias e que canta com voz natural).
O Dan desempenha papel feminino. Compreende originariamente cinco subtipos: a mulher mais velha (laodan), a mulher marcial (wudan), a jovem guerreira (daomadan), a mulher virtuosa e da elite(qingyi) e a mulher esperta, vívida, solteira (huadan). Um grupo tem uma Dan jovem para desempenhar papéis principais e uma Dan mais velha para papéis secundários.
O Jing 净 é um papel masculino com a cara pintada. Dependendo do repertório, ele vai apresentar tanto papéis primários como secundários.Jing implica um personagem forte, de voz vigorosa e capaz de exagerar nos gestos.
O Chou 丑 é o papel de palhaço masculino. Normalmente, ele desempenha papéis secundários em um elenco. Um personagem Chou é geralmente divertido, simpático e um pouco tolo. Seus trajes variam: simples para os personagens de menor status e bem elaborados para personagens de status elevado.
Maquiagem & Figurino
A riqueza de cores e a máscara da maquiagem dos figurinos são, provavelmente, as características mais surpreendentes da Ópera de Pequim. Cada personagem tem sua máscara própria e cada figurino fornece informações fundamentais sobre o perfil dos personagens.
As máscaras dos papéis Dan e Sheng são consideradas, às vezes, como "maquiagem de embelezamento” (junban), sendo relativamente simples.
As máscaras dos personagens de Jing e Chou são muito mais complexas.
O rosto de Jing pode ser diferenciado pelas cores: vermelho indica honestidade e lealdade; preto qualifica o caráter áspero e franco; azul significa bravura e orgulho; branco traduz traição. Existem 26 tipos de sobrancelhas: as serrilhadas, em forma de ovo, de borboleta, de folha de salgueiro, de morcego, de espada e muitos outros.
As máscaras de Jingsão frequentemente pintadas com pincel, mas podem ser aplicadas também à mão. O maquiador deve considerar a forma do rosto do ator ou atriz, com exceção dos muito famosos e respeitados, que possuem maquiadores próprios. Os bons artistas, em geral, fazem a sua própria maquiagem.
Os principais figurinos podem ser divididos em quatro grupos principais: Mang, um robe próprio da corte, usado apenas por membros da família imperial, primeiros-ministros ou generais; Pei, usado por membros da nobreza ou pessoas de classe alta; Kao, uma espécie de armadura, usada por guerreiros; Zhezi, roupa casual de personagens da classe média e pessoas comuns. Os demais são qualificados como Yi, (roupa). Além dos trajes, há os sapatos e os acessórios elaborados e coloridos, como coroas, capacetes, chapéus, bonés, penteados, cintos e outros.
Sun Shangxiang, mulher guerreira hábil e mortal, irmã do soberano do Reino Wu (AD 182-252), usa um kao.
Xiao Qiao, a devota esposa do general Zhou Yu (AD 175-210), leal aos governantes do Reino Wu, usa um Pei
Habilidades e treinamento
A Ópera de Pequim e as óperas ocidentais diferem entre si em muitos aspectos. Uma das principais diferenças reside no domínio das habilidades e, consequentemente, na sua formação. O artista da Ópera de Pequim deve ser bem versado em canto, declamação, atuação e acrobacias.
O Canto. No Ocidente, a música vocal compreende os tons de tenor, barítono, baixo, soprano, mezzo-soprano e contralto.
Declamação. A declamação conta uma estória, enquanto o canto é mais utilizado para expressar emoções. O objetivo é nunca reproduzir a fala normal e realista.
Acrobacias. As acrobacias representam as ações da Ópera de Pequim mais apreciadas pelos ocidentais.
Hoje, assim como no século passado, os artistas são treinados, primeiro em acrobacias; em seguida, em canto e atuação. Escolas modernas ensinam a arte de interpretar, bem como alguma teoria. A educação de um artista pode acontecer também por meio de aulas particulares. O professor avalia os alunos e atribui-lhes os papéis de personagens primários, secundários, terciários ou de acordo com o seu talento. Estudantes promissores atuam como personagens principais, enquanto os alunos dotados de menor talento ou rendimento podem atuar como músicos.
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Fonte: Internet (Tradutor: Andrea Martins, Jayme Martins, Ricardo Alves)
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