Se fosse lhe perguntado, qual a associação que você faz entre a China e um animal, com certeza responderia, com um dragão.
Acredito que muitas pessoas também fariam o mesmo, afinal, o dragão é um animal lendário do país. Além de ser um símbolo nobre, é considerado o animal que traz a chuva. Em épocas de seca, as pessoas sempre pediam chuva em frente de templos, usando a figura do dragão. Isso é um costume muito antigo.
Mas a figura do dragão não está presente somente em desenhos ou gravuras. Ao fazer parte de uma dança típica, o Dragão Chinês ganha vida e movimento. Você já ouviu falar da dança chinesa do dragão?
A dança do dragão começou a ser documentada na Dinastia Han (206-220) e até o fim da Dinastia Song (960-1279) ficou muito popular. Tradicionalmente, esta dança aparecia sempre em festas que celebravam boa colheita ou clima favorável à agricultura.
Atualmente, a dança do dragão é praticada em celebrações festivas como o ano novo chinês e inauguração de lojas e residências.
O ritual inclui a dança acompanhada com um fantoche do dragão que normalmente possui de 25 a 30 metros de comprimento. No entanto, há modelos mais acrobáticos, podendo chegar até 80 metros, dependendo da cerimônia. Há uma crença de que quanto maior o dragão, mais sorte ele trará.
Durante a apresentação, o dragão deve seguir uma bola que fica sempre a sua frente, tendo por função guiar o ritmo da dança. Por isso, o seu movimento depende totalmente da bola. Numa dança do dragão há mais de dez tipos diferentes de danças. A pessoa que carrega a bola normalmente tem um apito para dar sinais para o grupo quando mudam as danças.
Antes do término, a dança deve chegar a um clímax e o ritmo da música deve ser bem rápido, e parar repentinamente. A retirada do dragão é rápida, mantendo movimentos fortes. É um tabu parar o dragão em cena.
clientes para a China, tem ótimos
roteiros para as Festas do Dragão,
confira no site:
Nenhum comentário:
Postar um comentário