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sexta-feira, 20 de março de 2015

ARTE CHINESA

Juntamente com a caligrafia e a pintura, a cerâmica constituiu a manifestação artística mais relevante do povo chinês, que teve a honra e o privilégio de saber descobrir e explorar ao máximo todas as possibilidades e segredos da argila e da sua cozedura, de tal modo que as suas produções raramente foram igualadas e, evidentemente, nunca superadas. Das mãos dos artistas e artesãos chineses saiu uma variedade extraordinária de peças que cumpriram muitas funções, desde objetos de uso doméstico e quotidiano, passando por objetos rituais e funerários até obras de puro deleite estético.

A história da cerâmica chinesa é uma continua experimentação de materiais, técnicas de cozedura e processos de decoração, encaminhada para uma produção cada vez mais bonita, variada e perfeita. Nas culturas do Neolítico já se produziam peças de cerâmica, principalmente de uso diário, tanto sem ornamentação como decoradas através da aplicação de pigmentos naturais em vermelho e preto que podiam reproduzir motivos esquemáticos, abstratos e de animam. A produção de cerâmica doméstica manteve-se durante a Idade do Bronze e já na época Qin e, sobretudo na Han, as técnicas da olaria foram utilizadas para criar formas muito variadas, figuras humanas e de animam, maquetas arquitetônicas, etc., que faziam parte dos mobiliários funerários.


Foi também na época dos Han que se introduziu uma série de inovações que alterou notoriamente o aspecto da cerâmica chinesa. A mais interessante foi a
utilização do vidrado, um verniz à base de óxido de chumbo que, aplicado sobre a superfície da peça e cozido, criava sobre o objeto uma camada brilhante, impermeável e protetora. Este verniz, assim corno outro criado posteriormente de tipo alcalino (à base de óxido de potássio e sódio), misturava-se com outras substâncias; óxido de cobre ou de ferro, por exemplo, dando às peças distintas tonalidades que potencializavam o seu valor estético.
cerâmica San cai
Um dos momentos mais esplendorosos da cerâmica chinesa foi o período da Dinastia Tang, época de grande criatividade em que se deu urna grande variedade de formas e um alto grau de perfeição técnica na produção. Destacam-se dois tipos de cerâmica fundamentais. Em primeiro lugar, a chamada cerâmica San cai ou de três cores, que se utilizou tanto nas figuras de uso funerário, muito freqüentes na época, como nas peças destinadas ao uso diário. Segundo esta técnica, aplicavam-se sobre a peça de massa branca três tipos de vernizes de chumbo que, ao serem misturados com óxido de ferro, óxido de cobre e óxido de manganésio, davam lugar, após a cozedura, a três cores diferentes: o amarelo-ocre, o verde e o azul-violeta. Como se tratava de vernizes muito fluidos, quando eram aplicados sobre o objeto tendiam a derramar-se e a misturar-se, provocando na superfície do objeto manchas e combinações, muitas vezes fruto do acaso, de grande força expressiva e encanto. 
cerâmica yue

Em segundo lugar, encontrava-se a cerâmica yue. Utilizada na elaboração de variadíssimos objetos de uso quotidiano, caracterizava-se pela sua massa cinzenta e, sobretudo, pelo emprego de um verniz à base de óxido de cobre que, aplicado na totalidade das peças, produzia uma tonalidade entre verde-azeitona e verde-mar. A única ornamentação desta cerâmica mono cromática era uma série de suaves incisões realizadas sobre a massa. 

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