Beijing, 19 mar (Xinhua) -- A economia marítima da China gerou no total 5,99 trilhões de yuans (US$ 962,4 bilhões) em 2014, um crescimento anual de 7,7%, informou a Administração Estatal dos Assuntos Marítimos (AEAM) do país.
Além dos setores marítimos tradicionais, como a pesca costeira, a piscicultura e a pesca pelágica, o informe também assinalou a biomedicina marítima, a utilização de água do mar e o turismo costeiro, todos registrando crescimentos de dois dígitos em 2014.
O informe indica que o setor marítimo da China se tornou uma parte importante e de impulso da economia nacional, e sua produção total representou em 2014 9,4% do produto interno bruto (PIB). Também empregou cerca de 35,54 milhões de pessoas.
He Guangshun, vice-diretor da Rede de Informação Oceânica da China, disse que a economia marítima representa apenas 1% a 3% do PIB na maioria dos países marítimos e que apenas em alguns alcança 6% e 7%.
A China deseja tornar-se uma potência marítima e começou promovendo sua iniciativa da Rota da Seda Marítima para a cooperação na região.
Zhang Zhanhai, funcionário da AEAM, afirmou que a China continuará a cooperação internacional com os principais países marítimos no comércio, tecnologia e assuntos marítimos.
Fonte: Embaixada da Rep. Popular da China no
Nenhum comentário:
Postar um comentário