Abaixo um artigo recebido pelo diretor da CHINATUR, Sokan Kato Young, que alerta os viajantes para sempre consultarem uma empresa de turismo idônea, para não ter "dor de cabeça" durante a viagem.
Após a leitura você saberá porque a CHINATUR, exibe este post,
consulte-nos no site:
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Sokan Kato Young, diretor da CHINATUR
em visita à China |
Viajar é o esporte número 1 de muitas pessoas no mundo inteiro. É um dos temas preferidos de conversas e postagens em redes sociais. As fontes de informações são muitas: os amigos/familiares que foram a determinado lugar, a internet, agências de viagens, revistas, TV, etc. O mundo ficou pequeno e colecionar destinos viajados é muito comum.
Apesar de ser tão comum viajar, muitos clientes ainda não sabem o que uma agência de turismo receptivo pode fazer para tornar a viagem mais agradável e proveitosa. Todos já presenciaram o trabalho de uma delas e talvez nem se deram conta. Sabe aquela pessoa com uma plaquinha no aeroporto esperando alguém? É o “enviado” de uma agência de receptivo para recepcionar o cliente.
As operadoras de turismo, que vendem pacotes que incluem aéreo, hospedagem e traslados/passeios, têm agências de turismo receptivo como parceiras nos destinos. Entretanto, o agente de viagens ou profissional de turismo em geral poderá contratar uma agência de receptivo diretamente e montar algo exclusivo para seus clientes saírem do básico.
A agência de turismo receptivo é uma empresa com sede na cidade que você está oferecendo para seu cliente.
Eles sabem as distâncias e tempo para conhecer cada atrativo, sabem como agendar visitas ou comprar ingressos antecipados para seus clientes não ficarem esperando em filas intermináveis. As agências de turismo receptivo têm guias de turismo que vão orientar sobre o que visitar, chamarão a atenção para coisas interessantes que passariam despercebidas se ninguém mostrasse, sabem onde
comer e o que o cliente não pode perder, falam seu idioma, sabem das diferenças culturais, onde há compras bacanas, etc. Vão esperar seus clientes com o ar-condicionado ligado, esperarão caso o voo se atrase, farão todo o possível para resolver problemas com hotel, voos, etc. É aquele parceiro que você tem no destino que está oferecendo, que poderá lhe dar apoio no que precisar.
Algumas razões para contratar os serviços de uma agência de receptivo:
Você aproveitará o conhecimento de quem mora no destino, o guia;
Você terá alguém para lhe dar suporte no destino em caso de algum imprevisto;
Você terá o apoio de um especialista para reservar hotel, traslados, passeios e o que precisar;
Você terá um leque de opções de passeios e serviços para aproveitarem ao máximo a estadia;
Você terá segurança no destino, comprando com quem conhece e não entrando em nenhuma “fria”;
Como em todas as atividades e profissões, há agências e agências...
Fique atento, pois você poderá ter problemas com “empresas” que lhe abordam em lugares públicos, principalmente se houver uma diferença de preços grande. Turismo é coisa séria e você provavelmente não contrataria um médico, engenheiro ou qualquer outro profissional que lhe abordasse na rua, não é?
- A empresa tem um telefone fixo e também um telefone de plantão para emergências?
Se a empresa tiver uma sede, você pode ficar tranquilo que alguém estará lá para lhe dar apoio.
- O passeio é realizado conforme o descritivo?
Salvo por alguma questão climática ou de trânsito anormal, o descritivo do passeio deve ser seguido à risca pelo Guia de Turismo.
- A agência de turismo receptivo atende no seu idioma ou em um que você domine?
Para brasileiros viajando para fora do Brasil, isso é importante, assim como para estrangeiros em visita ao nosso país. A agência de receptivo pode contratar um guia para atender o cliente no seu idioma durante o passeio, mas a equipe interna da empresa também deve ser bilíngue para tirar as dúvidas e atender rapidamente o cliente antes dele chegar ao destino.
- A agência está atualizada sobre a programação da cidade / região?
Há agências que “pararam” no tempo e oferecem somente determinadas coisas. Uma cidade/região é dinâmica e sempre acontecem mudanças. A agência só oferece determinado restaurante? Não sabe lhe dar dicas do que está acontecendo na cidade ou pelo menos indicar sites ou fontes de informação? Fique atento.
- A agência tem registro no Ministério do Turismo?
Por lei as empresas e profissionais ligados ao turismo precisam ter registro no Ministério do Turismo. Para você saber se a agência, guia de turismo, hotel, etc. está regularizado, você poderá entrar no site http://www.cadastur.turismo.gov.br/ e procurar em prestadores. O ideal é você saber o CNPJ para consultar mais rapidamente.
Bibiana Antoniacomi, turismóloga e profissional de turismo desde 1995 e proprietária da Special Paraná Turismo desde 2008.
Acesse os roteiros que a CHINATUR tem para oferecer aos seus clientes e amigos !!!
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