Digite aqui o assunto que busca

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Localização, relevo, clima e vegetação da China


Imagens da China
A China localiza-se no leste da Ásia. 
Suas  terras estendem-se por 5,2 mil km de leste a oeste e por 5,5 mil km de norte a sul: o quarto maior país em área do mundo, depois da Rússia, Canadá e EUA (Brasil é o quinto).

Beijing (Pequim), a capital da república, é também o centro cultural e econômico do paísShanghai é o principal centro industrial e Hong Kong, uma região adimistrativa especial, é o principal porto e centro comercial.

O relevo é bastante irregular. Alto a oeste e baixo a leste, em geral. Áreas montanhosos ou com colinas, representam 43,2% do total. Planaltos, represental 26%. Bacias e planícies, 30,8%. São sete montanhas com altura superior a 7 mil metros, incluindo o Everest, na fronteira com o Nepal.

CLIMA

O grande território chinês faz com que o país tenha uma certa ambiguidade de climas dependendo da região.

Basicamente, o país localiza-se na zona temperada norte, porém, como dito, algumas características na temperatura dependem de fatores distintos. O principal deles são as monções, que caracterizam o clima do litoral sul, principalmente. A amplitude térmica (variação na temperatura) costuma ser alta e a pluviosidade varia de região a região, podendo ser alta de algumas áreas e escassas em outras, principalmente junto as estepes da Mongólia.


As zonas climáticas chinesas dividem-se em equatorial, tropical, subtropical, temperada, temperada fria e fria.

Bacia do Rio Tarim
HIDROGRAFIA

A China é um país de grandes bacias hidrográficas, com rios que atingem longa extensão. A maioria nasce nos planaltos do oeste do país e seguem até os oceanos Pacífico, Índico e até mesmo Glacial Ártico. Estes rios, na maioria das vezes caudalosos e com grande potencial energético, são chamados de rios exorreicos, como é o caso dos rios Amarelo e Zhujiang. A outra parte são os rios endorreicos, que acabam desaparecendo em torno dos seus leitos em desertos ou desembocam em lagos no interior do país. O rio Tarim é o maior da China, com mais de 2.000 km de extensão.



VEGETAÇÃO

Próximo ao litoral sul é onde encontramos a maior biodiversidade animal e vegetal, principalmente pelo fator clima - a região fica localizada dentro da zona tropical.

Os bambuzais já transformaram-se no símbolo do país, ainda sendo cultivados até hoje.


Fonte: Internet

China Legendária




Nenhum comentário:

Postar um comentário