Construída ao longo de mais de 1,7 mil anos e com 21 mil quilômetros de comprimento, a Grande Muralha termina na bela e inóspita região de Jiayuguan - Gansu |
Apelidada como "passagem de Jiayuguan", a região ficou famosa por ser o último posto avançado da muralha - Foto: Youn Tung |
Conhecida por seu tamanho colossal, a Muralha da China se estende por boa parte do território do país e corta longas planícies e áreas montanhosas. Considerada uma das "Sete Maravilhas do Mundo Moderno", a construção possui vários trechos famosos, mas poucos sabem onde ela termina.
Apelidada como "passagem de Jiayuguan", a região ficou famosa por ser o último posto avançado da muralha. Localizado no deserto de Gobi, na província de Gansu, o Jiayuguan Fort foi construído em 1372 durante a dinastia Ming e utilizado para muito mais do que uma simples barreira de proteção. Ao longo dos anos, sua função foi desde armazenagem de alimentos e hospedagem de guardas até um museu. Considerado o mais antigo prédio em funcionamento da China, o posto resiste ao tempo e atrai turistas do mundo inteiro para conhecerem o 'trecho final da Grande Muralha'.
Após séculos de desativação, o local recebeu um museu sobre a história da Muralha. Considerado o mais completo e visitado centro de exposição sobre o assunto, o museu possui uma réplica em escala real da construção. Na maquete é possível ver com exatidão o tamanho e a área que a Muralha abrange no território chinês.
Ao contrário da tradicional imagem da épica obra, a construção de seus últimos quilômetros não foi tão glamorosa quantos outros trechos. Erguida a base de tijolos de barro amassado, a "passagem de Jiayuguan" representou o fim da mais mortal construção humana.
Localizado no deserto de Gobi, na província de Gansu, o Jiayuguan Fort foi construído em 1372 durante a dinastia Ming e utilizado para muito mais do que uma simples barreira de proteção - Foto: Youn Tung
A "Muralha da China" é na realidade a junção de diversos grandes muros que se estendiam ao longo da Ásia. Construídos para protegerem vários reinos, eles foram totalmente unificados após a criação do Império Chinês.
O material utilizado em cada trecho variava conforme sua localização. Quanto mais próximo dos grandes centros urbanos, melhor era o material usado na obra. Por isso, em determinados trechos utilizaram pedra na construção e em outros, o material escolhido era o tijolo de barro amassado. Devido a maior fragilidade da argila, muitos deles já não existem mais.
Com intermináveis 21.196 quilômetros de extensão e altura média de 7 metros, a construção demorou mais de 1700 anos para ficar pronta. Atualmente, restam pouco mais de 5 mil quilômetros da antiga muralha.
WWW.CHINATUR.COM.BRAbaixo alguns roteiros elaborados pela CHINATUR, que tem visita à MURALHA DA CHINA, veja mais no site:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário