
Não é de hoje que os consumidores chineses de alto poder aquisitivo recorrem aos países ocidentais para encontrar os produtos de luxo que desejam. Mas isso pode estar prestes a mudar.
Para satisfazer o apetite de uma nova classe alta no país, marcas "made in China" que já apostavam em produtos de qualidade e conhecem o gosto desses consumidores começam a despontar como autênticos competidores no mercado de luxo.
Primeiramente, os consumidores de alto poder aquisitivo mudaram suas preferências e trocaram os produtos de pura ostentação por artigos com mais classe e exclusividade.
Em segundo lugar, a melhora na qualidade ajudou novas marcas chinesas a se livrarem do estigma ruim do "made in China" e as colocou em um patamar mais competitivo junto a concorrentes globais.
"Antes as pessoas tinham vergonha de qualquer coisa ‘made in China’. Isso já não acontece mais".
Para satisfazer o apetite de uma nova classe alta no país, marcas "made in China" que já apostavam em produtos de qualidade e conhecem o gosto desses consumidores começam a despontar como autênticos competidores no mercado de luxo.
Primeiramente, os consumidores de alto poder aquisitivo mudaram suas preferências e trocaram os produtos de pura ostentação por artigos com mais classe e exclusividade.
Em segundo lugar, a melhora na qualidade ajudou novas marcas chinesas a se livrarem do estigma ruim do "made in China" e as colocou em um patamar mais competitivo junto a concorrentes globais.

"Antes as pessoas tinham vergonha de qualquer coisa ‘made in China’. Isso já não acontece mais".
"De maneira geral, este é um momento muito animador para as marcas chinesas. As pessoas estão procurando um estilo de vida chinês ao qual elas possam aspirar."
Tirando partido da tradição
Tirando partido da tradição
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Para analistas, fabricantes de cosméticos que valorizarem mulher asiática vão sair na frente |
"As mulheres chinesas não gostam das marcas estrangeiras, que elas enxergam como algo para ‘brancas’", afirma Shaun Rein. "As fabricantes de cosméticos locais estão se focando em cuidados para o biótipo asiático e acredito que mais marcas de luxo apareçam neste segmento."

O caviar local recebeu o certificado "made in China" para começar a ser exportado em 2006. Hoje, ele está no cardápio de restaurantes agraciados com três estrelas pelo prestigioso Guia Michelin, em todo o mundo.

Quando um vinho fino chinês ganhou um prêmio internacional em 2008, críticos e especialistas em enologia de todo o mundo invadiram a China em busca de uma nova fronteira vinícola.
Empresas estrangeiras como Remy Cointreau, Moët & Chandon e a LVMH formaram parcerias com as vinícolas locais na esperança de se posicionar melhor no que se tornou um dos maiores países que consomem vinhos no mundo.
A China é hoje o maior consumidor mundial de vinho tinto e o sexto maior produtor, segundo a Vinexpo, conferência de produtores e exportadores com sede em Bordeaux, na França.
Empresas estrangeiras como Remy Cointreau, Moët & Chandon e a LVMH formaram parcerias com as vinícolas locais na esperança de se posicionar melhor no que se tornou um dos maiores países que consomem vinhos no mundo.
A China é hoje o maior consumidor mundial de vinho tinto e o sexto maior produtor, segundo a Vinexpo, conferência de produtores e exportadores com sede em Bordeaux, na França.
Fonte: BBC
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