‘Chinese Paper Cutting’, a arte chinesa de cortar papel, em mandarim chama-se jiǎnzhǐ (剪纸), é uma prática milenar praticada desde que o papel foi inventado por Cai Lun, durante a dinastia Han. Notou-se que esse material era versátil, flexível e possibilitava diversas combinações. Na dinastia Tang, essa arte se tornou tema de poemas e, apesar dessa prática ter se espalhado pelo mundo, onde adquiriu às características culturais de cada local, a China é reconhecida como a criadora e é o único país que essa técnica foi reconhecida pela UNESCO como parte da cultura Imaterial.
Foi listado na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO em 2006.
Hoje em dia os ‘papéis recortados’ são utilizados em cerimônias familiares, religiosas e celebrações de festividades típicas da China. Também são usadas nos funerais (onde são queimadas junto com o dinheiro e outros ‘presentes’) e para agradar aos antepassados e aos ‘deuses’.
Mas o uso mais comum é a decoração de portas, janelas e paredes. Os chineses acreditam que o ‘papel recortado’ em vermelho na porta traz boa sorte e felicidade para toda a família. Os cortes de papel são muito usados durante os festivais tradicionais chineses, particularmente no Ano Novo Chinês. Também são dados como presentes para os amigos ou membros da família. Na cultura tradicional chinesa, o ‘papel recortado’ pode atrair prosperidade, saúde ou boa colheita.
“Fu (福)” – durante o Ano Novo Chinês é colado de cabeça para baixo na porta de entrada para expressar o desejo de receber a felicidade na casa/comércio.
“Xi (囍)” – nos casamentos, os recortes em papel vermelho são praticamente obrigatórios, garantindo aos noivos a felicidade na vida à dois.
Resumindo os papéis vermelhos recortados – jiǎnzhǐ – são portadores de desejos de saúde, felicidade, fortuna, esperança e boa sorte.
Hoje é comum ver quadros com molduras e até livros em que há figuras maravilhosas em papel recortado.
Hoje é comum ver quadros com molduras e até livros em que há figuras maravilhosas em papel recortado.
Andando pelos pontos turísticos da China, nos deparamos com verdadeiras obras de arte que utilizam essa técnica. Cenas da vida diária, paisagens, símbolos da cultura chinesa, pessoas, tudo o que imaginar pode ser recortado pelas mãos desses artesãos/artistas.
E o que é necessário para fazer o jiǎnzhǐ? Papel (claro), tesoura e uma habilidade chinesa incomparável!
Embora outras formas de arte, como a pintura, também mostram cenas semelhantes, o papel recortado se destaca por seu charme – linhas exatas e padrões engenhosos que são todos feitos à mão.
Se colocarem o termo ‘chinese paper cutting’ no youtube, vão surgir vários tutoriais.
Agora se alguém fizer, por favor, enviem a foto com o resultado para a gente ver, respondendo este Post, a CHINATUR AGRADECE !!!
Conheça toda a cultura milenar da China, viajando com a CHINATUR.
Duração: 4 dias / 3 noites
Destinos: Beijing
A partir de USD 430
|
Duração: 6 dias / 5 noites
Destinos: Beijing, Shanghai
A partir de USD 866
|
Duração: 8 dias / 7 noites
Destinos: Beijing, Xian, Shanghai
A partir de USD 1283
|
China > China Ao Seu Gosto
| ||
Duração: 3 dias / 2 noites
Destinos: Luoyang
A partir de USD 580
|
Duração: 4 dias / 3 noites
Destinos: Zhangjiajie
A partir de USD 1088
|
Duração: 6 dias / 5 noites
Destinos: Datong, Pingyao
A partir de USD 1475
|
veja muito mais no site: www.chinatur.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário